Etiópia nega pedido da Anistia Internacional de prender Bush

04/12/2011 - 10h38

Etiópia nega pedido da Anistia Internacional de prender Bush


DA EFE, EM ADIS-ABEBA
O governo da Etiópia rejeitou neste domingo o pedido da Anistia Internacional (AI) de prender o ex-presidente americano George W. Bush, que está em visita ao país.
"Anistia não tem jurisdição ou mandato para emitir ordens de detenção", declarou o porta-voz do governo etíope Shimeles Kemal.
"Por nossa amarga experiência com a Anistia, seu programa não está justificado. Ninguém a leva a sério", acrescentou Kemal.
Bush chegou neste domingo à Etiópia, após passar por Tanzânia e Zâmbia para conscientizar a população na luta contra a Aids e o câncer de colo de útero, doenças que matam milhares ao ano na África.
Antes da viagem do ex-presidente, AI havia solicitado a esses três países deterem Bush por ele ter "autorizado o waterboarding", uma técnica de interrogatório que recorre ao sufocamento e que muitos consideram uma forma de tortura.
Assim como a Etiópia, Zâmbia também desprezou o pedido da organização de defesa dos direitos humanos.
Entre outros compromissos de sua agenda na Etiópia, o ex-governante americano deve participar da 16ª Conferência Internacional sobre a Aids e as Infecções Sexuais Transmitidas (Icasa), que começa neste domingo em Adis-Abeba. COPIADO : http://www1.folha.uol.com.br/mund

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...