Ancara vai indemnizar famílias de curdos mortos








Turquia

Ancara vai indemnizar famílias de curdos mortos

por DN.ptHoje
Funerais das vítimas do ataque de dia 28
Funerais das vítimas do ataque de dia 28 Fotografia © Reuters
A Turquia vai pagar indemnizações às famílias dos contrabandistas mortos numa operação militar por terem sido confundidos com separatistas curdos.
O Governo de Ancara vai indemnizar as famílias dos 35 contrabandistas curdos mortos a 28 de dezembro, num ataque aéreo junto da fronteira com o Iraque, anunciou o vice-primeiro-ministro Bulent Arinc.
O governante indicou que as verbas "serão entregues no espaço de dois dias", mas não haverá qualquer pedido de desculpa oficial.
O ataque foi realizado por F-16 da força aérea turca, após terem sido identificados cerca de 40 pessoas numa "região sensível", referiu o primeiro-ministro Recep Erdogan, após o incidente. A identificação do grupo foi feita através de imagens recolhidas por um drone. "Na altura, era impossível saber de quem se tratava", explicou o chefe do Governo. "Ninguém bombardeia o seu próprio povo deliberadamente", garantiu Erdogan.
Os funerais reuniram milhares de pessoas na localidade de Gulyazi, a 30 de Dezembro. Na altura, o Governo foi criticado pela atuação da sua força aérea. Esta bombardeia regularmente vários pontos da fronteira com o Iraque para impedir as operações dos separatistas curdos do PKK.

COPIADO : www.dn.pt/inicio/globo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...