Bimestral, bimensal e o tropeço do Houaiss

30/08/2012
às 14:11 \ Consultório

Bimestral, bimensal e o tropeço do Houaiss


Caro Sérgio, desde o lançamento do Houaiss, uma dúvida não me sai da cabeça. A Física diz que é impossível, a Matemática ratifica, o Português, bem, esse diz que pode. Vamos à dúvida. De acordo com a definição do Houaiss, bimestral é:
1. relativo ao período de dois meses
2. que dura dois meses; bimestre, bimensal
3. que aparece, se faz ou ocorre de dois em dois meses; bimensal.
Já em bimensal, sabemos que é:
1. que se faz ou aparece duas vezes por mês; quinzenal
2 menos us. e m.q. Bimestral
Se o primeiro representa evento ocorrido a cada dois meses e o segundo, evento quinzenal, como podem ser a mesma coisa? Abraços. (Cristina Alvarez)
A consulta de Cristina é muito útil. Em primeiro lugar para nós, falantes, mas mais ainda para a equipe do dicionário Houaiss, o mais completo de nossa língua, que neste caso parece ter sido apanhada no contrapé.
Não, não é “o português” que iguala eventos que ocorrem de quinze em quinze dias com eventos que ocorrem de dois em dois meses. Nem poderia: embora palavras possam ter e frequentemente tenham mais de um sentido, marcadores de tempo tão ambíguos provocariam confusões diárias por toda a comunidade lusófona.
Uma consulta a vários dicionários importantes – Aurélio, Aulete, Michaelis e o da Academia das Ciências de Lisboa – revela que eles são unânimes em informar que bimestral significa “que ocorre de dois em dois meses” e bimensal, “que ocorre duas vezes por mês”, ou seja, quinzenal. Ponto.
É verdade que essas informações também constam do Houaiss na primeira acepção de cada palavra. O problema é que, nas demais, o dicionário estabelece entre os dois termos uma sinonímia que simplesmente não existe – a não ser, claro, como acidente, erro puro e simples. Nem o “Dicionário de Usos do Português do Brasil”, de Francisco S. Borba, com seu olhar atento a novidades semânticas introduzidas pelo uso contemporâneo em nosso país, mistura as duas coisas.
Dito isso, resta o fato de que os dois termos, com sua falsa semelhança, se prestam mesmo a confusão na hora de falar de eventos periódicos, especialmente publicações. Se até o Houaiss foi enganado pelo quique da pelota… É por isso que risquei do meu dicionário a palavra bimensal. O sinônimo quinzenal funciona muito melhor.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Toda quinta-feira o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br
COPIADO :  http://veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...