Dirigente do talibã é morto a tiros na capital do Paquistão

11/11/2013 - 16:05


Islamabad (AFP)
O arrecadador de fundos da rede Haqani, um dos grupos talibãs mais ativos do Afeganistão, que figura na lista das organizações terroristas de Washington, foi assassinado a tiros em Islamabad, indicaram nesta segunda-feira autoridades talibãs.
Nasirudin Haqani, filho de Kalaludin Haqani, fundador desta poderosa organização que combate os soldados da Otan e as forças regulares no Afeganistão, foi morto na noite de domingo em Bhara Kahu, nos arredores de Islamabad, indicaram à AFP estes funcionários.
"Posso confirmar a morte de Nasirudin Haqani na noite de domingo em Bhara Kahu. Ao menos quatro homens armados abriram fogo contra ele", declarou um líder talibã afegão em Miranshah, a capital do Waziristão do Norte, uma zona tribal do noroeste paquistanês que é um refúgio para os jihadistas da região.
"Seus restos mortais foram transportados a Miranshah", disse esta fonte dos talibãs afegãos, enquanto várias pessoas se perguntavam nesta segunda-feira o que um homem cujo nome figurava na lista americana de personalidades terroristas fazia em Islamabad.
A rede Haqani é um grupo islamita armado formado há 30 anos para combater os invasores soviéticos.
Atualmente segue presente no leste do Afeganistão, mas também do outro lado da fronteira paquistanesa, no Waziristão do Norte, onde tem a principal base de sua retaguarda, de onde sai para realizar a jihad (guerra santa) contra a Otan no setor afegão.
   COPIADO  http://www.afp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...