Papa em Tirana "Ninguém pode usar a religião para justificar a violência"

"Ninguém pode usar a religião para justificar a violência"
Acabado de chegar à capital da Albânia, o Papa Francisco lançou um apelo à coexistência pacífica entre as religiões praticadas naquele país europeu. E acrescentou que a religião "não pde ser um pretexto...
Papa em Tirana

"Ninguém pode usar a religião para justificar a violência"

por Helena Tecedeiro, com AFPHoje32 comentários
"Ninguém pode usar a religião para justificar a violência"
Acabado de chegar à capital da Albânia, o Papa Francisco lançou um apelo à coexistência pacífica entre as religiões praticadas naquele país europeu. E acrescentou que a religião "não pde ser um pretexto para a violência."
"Que ninguém pense que pode fazer de Deus um escudo quando planeia e pratica atos de violência e de desprezo", afirmou o Papa Francisco diante de líderes albaneses em Tirana. O chefe da Igreja Católica saudou a coexistência harmoniosa entre religiões na Albânia, dando o país como "um modelo" a seguir.
O Papa, de 77 anos, surgiu pálido e com um ar cansado, mas não deixou de elogiar um "país de heróis que sacrificaram as suas vidas pela independência da nação e um país de mártires que mantiveram a sua fé apesar das perseguições".
Na sua primeira intervenção na Albânia, o Papa argentino saudou ainda "o clima de respeito e de confiança recíproca entre católicos, ortodoxos e muçulmanos que é um bem precioso para o país e ganha um significado especial nesta época". Isto porque "o sentido religios autêntico é traído por grupos extremistas que deformam e instrumentalizam as diferenças entre confissões, transformando-as num fator de confronto e violência".
No seu apelo, Francisco dirigia-se a todas as religiões, mas ficou clara a alusão à violência protagonizada na Síria e Iraque pelos islamitas do Estado Islâmico.
COPIADO  http://www.dn.pt/i

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...