Projetar que o aluno
saiba a importância de Cidadão e Cidadania.
A cidadania inicia
quando o sujeito nasce e leva a ação prática no vivenciado. Donde podemos
exercitar os saberes do senso comum. Como isso, podemos ter resultado
satisfatório dentro de sala de aula. Na verdade, os saberes vêm ao nascer e com
isso devemos usar essa formação do vivenciado na aprendizagem dentro da sala de
aula.
Para isso é preciso ser
colocada em prática o conhecimento de cada um deles, que são diversificados.
A escola tem que ser adequadamente
treinada na observação de como vive a comunidade que trabalha. Sempre será
diversificada, pois cada comunidade tem suas maneiras diferentes de viver.
Cidadania ou cidadão
assunto inserido como uma das metas do aprender e com toda a escolar inserida um
dos objetivos do projeto pedagógico escolar onde cada um é participante e importante
no objetivo que é o aprender.
Para alavancar a
participação efetiva do aluno, é preciso pensar em algo que o alunado considere
importante dentro do seu convívio em seu dia a dia como a família participante
e valorizada.
A escola e os professores
sendo observadores de cada grupo que se relaciona dentro e fora da escola. Uma das
ferramentas de observação conversando com a família e ou em qualquer trabalho como
um pequeno questionário individual. Sendo para cada aluno com perguntas pertinentes
para saber o conhecimento que ele tem do que é cidadão, com direitos e deveres.
Aproveitado suas experiências
cotidiana na escola ou na sua comunidade. Valorizando suas capacidades individuais
e em grupo. Fazendo capazes conforme o seu tempo de apreender, conceber os
saberes.
A ideia levantada
deverá ser realidade maneira democrática. A experiência mostra que, quando
trabalhamos por meios de projeto colocando em práticas conceitos e conteúdos
aprendidos, e a convivência ente os indivíduos, o indivíduo e o grupo, os
grupos entre si e os grupos no coletivo; potencialidades, limitações e
conflitos aparecem, mas solidificam o caráter do indivíduo.
Dulce.
“O exercício da
democracia e da ética no dia a dia para construção da cidadania é de grande
importância para o indivíduo como
sujeito participativo de um coletivo e
para um sujeito que constrói a parti da convivência com outros.Este é um
lado mais humanizado do ensino que tentamos resgatar.Necessidade
como aprender a fazer , aprender a
conviver e aprender a ser são exercitados diariamente”.(Tirado do livro
Suplemento educacional DCL)
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