Relator da Previdência discute entendimento com partidos de oposição
Nem só de governismo vive um relator de reforma da Previdência.
Encarregado de produzir o parecer sobre o texto do governo, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) marcou encontro amanhã, às 10h30, com representantes das bancadas de oposição na Câmara.
Os interesses são, a princípio, bastante antagônicos: Moreira quer obter o improvável apoio da oposição à reforma; e os oposicionistas querem frear a pressa do relator na produção do texto.
A reunião foi articulada com a líder da Minoria na Câmara, Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Ela explica ao blog sua participação:
"É interesse da oposição debater o conteúdo do relatório e não permitir um texto que ataque os mais pobres. Além disso, há um calendário negociado, que não pode ser atropelado. É dever do relator ouvir todas as forças que compõem esse debate, e Samuel tem se mostrado correto em ouvir todos os lados, inclusive a gente."
De fato, Samuel Moreira não está tão distante assim da oposição.
Juntou-se aos deputados oposicionistas na mobilização para que a Câmara não votasse, na semana passada, a medida provisória do marco legal do saneamento básico. E a MP estourou o prazo de validade.
É provável que o relator e os oposicionistas não repitam, na reforma da Previdência, o mesmo nível de entendimento. Mas qualquer avanço nesse caso pode se ornar produtivo para o governo e para a oposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário