Derrocada dos calouros na TV britânica
Índices de audiência são o fiel da balança para medir o sucesso de programas de TV. E, ainda que tenha registrado menos telespectadores em 2011, ''X Factor'', o programa de calouros mais famoso das telas britânicas, conseguiu atrair pelo menos um quinto da população nas noites de sábado e domingo. Um possível sinal de saturação, porém, pode ser visto no desempenho dos vencedores do programa na tradicional disputa pelo single número 1 de natal no Reino Unido: e, neste ano, o quarteto vocal feminino Little Mix, apesar de toda a máquina promocional do canal ITV, levou uma goleada de um coral de esposas de militares servindo no Afeganistão, que abocanhou o alto do pódio natalino com a venda de 556 mil cópias de ''Wherever You Are''.
Ao contrário das meninas do ''X Factor'', que concorreram com um cover de ''Cannonball'', balada do irlandês Damien Rice, as Military Wives apresentaram material original e uma causa muito mais apelativa aos olhos do público - as receitas das vendas do single serão doadas para a Legião Real Britânica, entidade de assistência a veteranos das Forças Armadas. Uma combinação suficiente para que atingissem um total de vendas cinco vezes maior que o obtido pelo Little Mix.
Para se ter uma ideia maior do feito das esposas militares, foi apenas a segunda vez nos últimos seis anos que o single número 1 de natal não ficou com o vencedor do ''X Factor''. Críticos do programa, porém, vão apontar para o fato de que a outra derrota foi bem recente - mais precisamente em 2009, quando uma campanha de guerrilha envolvendo a Internet conseguiu emplacar um canção de 1993 do grupo de rock americano Rage Against the Machine.
No entanto, seria precipitado decretar o declínio dos calouros, até porque o coral das esposas militares também teve uma ajudinha da TV: foi um dos participantes de ''The Choir'', um programa da BBC em que o maestro Gareth Malone formava grupos em várias partes do Reino Unido, dando ênfase a pessoas sem experiência vocal. Mas também sem a ideia de tentar transformá-los em estrelas ou de pedir que o público pegasse no telefone para votar, ao contrário do ''X Factor''.
O coral, mesmo assim, fez fama. E já se fala em planos para um álbum. Copiado : oglobo.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário