Milhares de norte-coreanos se despedem de Kim Jong-il
Kim Jong-un, sucessor do ex-líder da Coreia do Norte, acompanhou cortejo em Pyongyang
O Globo com agências internacionais
Publicado:
Atualizado:
PYONGYANG - Dezenas de milhares de norte-coreanos saíram às ruas nevadas da capital Pyongyang nesta quarta-feira para uma despedida final do ex-líder da Coreia do Norte Kim Jong-il. O filho e sucessor Kim Jong-un liderou o cortejo, acompanhando de perto o carro que levava o caixão do pai. O trajeto de cerca de 40 quilômetros começou no Palácio Memorial de Kumsusan, onde o corpo foi velado, e terminou na praça Kim Il-sung, a principal da cidade.
Kim Jong-il, que governou o país com mão de ferro após a morte do pai Kim Il-sung, em 1994, morreu vítima de um ataque cardíaco em 17 de dezembro aos 69 anos, segundo os meios de comunicação estatais.
Assim como no funeral do pai, o caixão de Kim Jong-il foi envolvido em uma bandeira vermelha. Uma limusine carregando um enorme retrato de um Kim sorridente conduziu a procissão, com os soldados seguindo o carro pelas ruas de Pyongyang.
Atrás de Kim Jong-un, estava o tio Jang Song Thaek, cunhado de Kim Jong-il e vice-presidente da Comissão de Defesa Nacional, que deverá desempenhar um papel crucial para ajudar a Kim Jong-un a assumir as funções de governante. Os dois outros filhos, Kim Jong-nam e Kim Jong-chol, não foram vistos.
Os rituais fúnebres serão encerrados na quinta-feira, quando está prevista uma homenagem em todo o país. A população fará três minutos de silêncio e todos os trens e navios da Coreia do Norte irão disparar suas sirenes ao mesmo tempo, segundo a agência de notícias KCNA. Copiado : oglobo.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário