Ex-presidente Lula é internado em SP com infecção pulmonar

  Do UOL, em São Paul 04/03/201217h09                      
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado neste domingo (4), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com um quadro de febre baixa. Após avaliação médica, foi constatada uma infecção pulmonar de leve intensidade, afirma o hospital em nota. Ele recebe tratamento endovenoso com antibióticos e deve permanecer em tratamento no hospital nos próximos dias.
Lula, 66, teve um tumor na laringe detectado em outubro do ano passado e submeteu-se a sessões de quimioterapia e radioterapia no tratamento contra a doença.

Ex-presidente Lula foi diagnosticado com tumor na laringe em outubro; veja fotos

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foto 43 de 55 - 4.jan.2012 - O ex-presidente Lula sorri após passar por sua primeira sessão de radioterapia, parte do tratamento que faz contra um câncer na laringe, nesta quarta-feira (4), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo Mais Ricardo Stuckert/Instituto Lula
No último dia 17 de fevereiro, Lula recebeu alta depois de concluir o tratamento de radioterapia para combater o câncer.  Os médicos recomendaram-lhe repouso e o aconselharam a não participar do desfile das Escolas de Samba de São Paulo. Recomendação necessária porque o ex-presidente seria homenageado pela Gaviões da Fiel, no sambódromo do Anhembi, e pretendia participar do desfile da escola da torcida organizada de seu time, o Corinthians. Foi representado no desfile pela mulher, Marisa Letícia.
O processo de recuperação da radioterapia seria feito em sua casa, com assistência fonoaudiológica e fisioterápica, informaram os médicos no dia 17 de fevereiro. Uma tomografia feita dias antes revelou a inexistência de sinais do tumor na laringe do ex-presidente. A resposta ao tratamento, no entanto, deverá ser apontada em exames previstos para o fim de março. Neste período, a radiação continua atuando no organismo.

Especial 8 anos de governo Lula

 
Os efeitos da radioterapia também impediram que Lula participasse do 32º aniversário do PT, em Brasília, no início de fevereiro.
No dia 24 de janeiro, Lula participou do primeiro evento político desde o diagnóstico da doença. No Palácio do Planalto, em Brasília, onde trabalhou durante oito anos, o ex-presidente acompanhou a despedida do então ministro da Educação, Fernando Haddad, que deixou o cargo para disputar a Prefeitura de São Paulo, com o apoio de Lula.

O câncer

O tumor foi diagnosticado no último dia 29 de outubro, dois dias depois do aniversário de 66 anos de Lula. O ex-presidente procurou ajuda médica após se queixar de constantes dores de garganta e apresentar rouquidão considerada acima do normal. Na época, o tumor tinha aproximadamente 3 centímetros, considerado de agressividade média.
No dia 12 de dezembro, os médicos que cuidam do tratamento de Lula afirmaram que o tumor havia sido reduzido em 75%, o que descartou a necessidade de cirurgia.
A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias relacionadas ao aparelho vocal. O câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço.
Segundo o Instituto do Câncer (Inca), fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe de que pessoas que não fumam. O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço. Dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.
(Com Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...