Superterça pode definir quem desistirá de disputa republicana nos EUA


Republicanos se enfrentam na 'Superterça' Votação em dez Estados pode definir quem desistirá  

Votação em dez Estados tem 422 delegados em jogo, mas não deve indicar quem será o candidato que disputará com Obama em novembro


Carolina Cimenti, de Nova York | 06/03/2012 07:00


Ann Romney, mulher do candidato presidencial republicano Mitt Romney, ri com ele durante comício em Youngstown, Ohio (05/03). Ex-governador de Massachusetts é o favorito
Dez Estados americanos comparecem às urnas nesta terça-feira para participar do processo que definirá quem será o candidato do Partido Republicano nas eleições presidenciais de novembro.

Como tem 422 delegados em jogo - enquanto as prévias realizadas até agora definiram 355 -, a votação no mesmo dia no Alasca, Dakota do Norte, Geórgia, Idaho, Massachusetts, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Vermont e Virgínia ficou conhecida nos EUA como Superterça. Mas, apesar de seu tamanho e do fato de a pré-eleição entrar no seu terceiro mês, analistas políticos afirmam que a Superterça deve diminuir o número de candidatos, mas dificilmente definirá o vencedor.

Infográfico: Quem são os principais pré-candidatos republicanos?

iG explica: Entenda como funcionam as eleições americanas

“O máximo de definição que conseguiremos ter depois de terça será ver um ou dois candidatos desistindo da corrida eleitoral. E mesmo isso só acontecerá se um dos quatro pré-candidatos ganhar de forma indiscutível em pelo menos cinco Estados”, disse Justin Phillips, da Universidade de Columbia.






O analista político Doug Schoen concorda. “Prevejo que (o ex-governador de Massachusetts) Mitt Romney será o grande vencedor da Superterça, mas a corrida pela nomeação vai estar longe de terminada”, afirmou.

O cenário mais radical prevê o fim da campanha do ex-presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich, mesmo que ele vença no seu Estado, a Geórgia, e talvez também para o deputado Ron Paul. “Mas esse cenário não é tão simples de se concretizar porque os delegados de cada Estado são divididos entre os vencedores, e ficar em segundo lugar com uma diferença pequena é quase como empatar na divisão final de delegados”, explicou Phillips.

Caso vença na Geórgia, no Tennessee e, principalmente, em Ohio - que carrega um simbolismo importante pelo fato de nenhum republicano jamais ter sido eleito presidente sem ter vencido neste Estado -, Romney se consolida fortemente à frente na corrida. Por outro lado, se os resultados não forem tão evidentes, e o ex-senador Rick Santorum ganhar ou empatar em Estados importantes, pode provar que é efetivamente uma opção anti-Romney.

“Surpresas serão possíveis, principalmente se Santorum ganhar a maioria dos Estados, mas o fundamental nesta terça será observar o fôlego de Gingrich e Paul, que, se continuarem onde estão, terão de deixar a pré-eleição em breve”, avaliou Schoen.

Até a sexta-feira, a Superterça havia custado pouco mais de US$ 5 milhões aos quatro candidatos em publicidades específicas para cada Estado. Depois desta semana, os próximos Estados que votarão são: Kansas, Wyoming, Alabama, Hawaí, Mississippi, Missouri, Illinois e Louisiana.


Foto: AFP
Eleitor entra em colégio eleitoral em Cambrigde, Massachusetts, durante a Superterça
  copiado : http://ultimosegundo.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...