Brasil tem 104 milhões de pessoas na classe média, revela estudo

Economia

Brasil tem 104 milhões de pessoas na classe média, revela estudo 

Na última década, 35 milhões de pessoas passaram a integrar a classe média

O estudo 'Vozes da Classe Média', divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), revela que o Brasil tem 104 milhões de pessoas na classe média, ou seja, 53% da população. Na última década, 35 milhões de pessoas passaram a integrar a classe média no país. Outro dado importante é que quase 80% dos novos integrantes da classe média são negros.
O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, disse que a pesquisa é uma forma de o governo e a sociedade conhecerem a classe média do país. “Temos 35 milhões de pessoas entrando para a classe média. A pobreza no país caiu de 27% para menos de 15% em 2012. A extrema pobreza, que é um dos desafios do governo, passou de 10% da população para menos de 5% da população. Em torno de 18 milhões de empregos foram criados neste período”, disse.
Segundo o estudo, a classe com renda familiar per capta que varia entre R$ 291 e R$ 1.019 acessa mais os serviços particulares, como escolas e planos de saúde. Na classe baixa, 5% possuem convênios médicos, na classe média esse percentual chega a 24%.
Os dados também mostram que a renda de 40% da classe média vem do trabalho, sendo que 50% trabalham mais de 40 horas semanais.
Quando o assunto é economizar, a classe média poupa mais que a classe baixa (32% contra 24%) e menos que a classe alta, que poupa em media 51%.
Com relação aos estudos, a SAE aponta que 14% dos jovens da classe média estão em escolas particulares. Já nas universidades, eles representam apenas 7% dos alunos.
O estudo usou dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), ambas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Instituto Data Popular.
Tags: análise, classe, dados, levantamento, média, saeCOPIADO www.jb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...