Apartamento de luxo 700 m2 de Bertone irritam o Papa Francisco

Tarcisio Bertone, ex-secretário de Estado do Vaticano

700 m2 de Bertone irritam o Papa Francisco



por Lumena Raposo
Tarcisio Bertone, ex-secretário de Estado do Vaticano
Tarcisio Bertone, ex-secretário de Estado do Vaticano Fotografia © Reuters
O ex-secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, inaugura em maio a sua nova residência no Vaticano. Trata-se de uma cobertura de luxo com 700 metros quadrados, o que está a irritar o Papa.
O cardeal Bertone, de 79 anos, que foi secretário de Estado de Bento XVI, está em contradição com o apelo de Francisco para uma "Igreja dos pobres", uma situação que está a provocar uma forte irritação no Papa argentino.
De acordo com o diário italiano 'La Repubblica', Bertone uniu dois apartamentos no último andar do Palácio de São Carlos, criando assim uma cobertura de 700 metros quadrados, cem dos quais constituem o terraço.A nova e luxuosa residência de Bertone fica praticamente ao lado da Casa de Santa Marta, onde o Papa Francisco ocupa 70 metros quadrados.
A nova residência de Bertone está a provocar o escândalo em Itália e um pouco por todo o mundo, mas o cardeal diz que precisa de espaço porque irá levar para a mesma residência as três freiras que trabalharam com ele quando foi secretário de Estado.
Conhecido como autoritário e com ligações aos políticos italianos, Bertone é um dos nomes mais presentes no Vatileaks (documentos de Bento XVI que alegadamente o seu mordomo passou para um jornalista e que revela a situção caótica da Cúria). Vários cardeais chegaram a instar Bento XVI para que o demitisse mas o Papa alemão recusou fazê-lo.
No momento em que Francisco pede uma "Igreja pobre para os pobres", a atitude de Bertone é, no mínimo, desafiadora e está a provocar a ira do Papa.

  COPIADO  http://www.dn.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...