Separatistas pró-Rússia da Ucrânia libertam observadores europeus
Inspetores foram acusados de espionagem.
03/05/2014 06h15 - Atualizado em 03/05/2014 07h56
Separatistas libertam inspetores europeus retidos na Ucrânia
Observadores militares estavam sob poder de pró-russos desde 25 de abril.
Insurgentes acusavam inspetores de serem espiões da Otan.
"Os observadores militares foram libertados, mas não vamos fazer nenhum comentário até que cheguem a um local seguro", declarou à Agência Efe a porta-voz da OSCE, Natacha Rajakovic.
saiba mais
A libertação dos observadores por parte das milícias de Slaviansk,
principal ponto de resistência dos separatistas contra Kiev no leste da
Ucrânia, também foi confirmada por Vladimir Lukin, enviado especial do
presidente russo, Vladimir Putin, segundo a imprensa local.Os insurgentes tinham acusado os inspetores (três alemães, um polonês, um dinamarquês e um tcheco, além de um intérprete alemão) de serem espiões da Otan, o que foi desmentido pela OSCE, que lembrou que seus inspetores estão na Ucrânia a convite de Kiev.
A missão, que viajava em um ônibus, foi interceptada próxima de um dos acessos a Slaviansk no último dia 25. Os milicianos já haviam libertado um dos inspetores, o sueco Thomas Johansson, por motivos de saúde e porque seu país não é membro da Otan.
Moscou tinha criticado a atuação dos inspetores, por não terem coordenado sua chegada à região de Donetsk com os insurgentes.
A OSCE tem na Ucrânia outra missão especial de observação civil, com 140 especialistas espalhados por todo o território, e cuja presença tem o respaldo dos 57 Estados que fazem parte da organização, inclusive a Rússia.
COPIADO http://g1.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário