Estatais que dependem do Tesouro dobram quadro de funcionários em 12 anos Ministro do STF suspende reajuste na contribuição de servidores Brasil vai pagar R$ 832 mi em auxílio-moradia para servidores federaisEstatais que dependem do Tesouro dobram quadro de funcionários em 12 anos

Brasil vai pagar R$ 832 mi em auxílio-moradia para servidores federais

Estatais que dependem do Tesouro dobram quadro de funcionários em 12 anos

Redação/RedeTV!
Nos últimos 12 anos, no período compreendido entre 2006 e setembro de 2017, as empresas estatais que dependem dos recursos do Tesouro Nacional mais do que dobraram seu quadro de funcionários.
Segundo o Boletim das Empresas Estatais, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o número de servidores nas empresas públicas que dão prejuízo aos cofres públicos teve um aumento 113,9% no período, passando de um total de 34.616 para 74.041 funcionários em pouco mais que uma década.
O levantamento, publicado pelo portal UOL neste domingo (4), mostra ainda que o crescimento do efetivo foi bem menor nas demais estatais federais com controle direto ou indireto da União nos mesmos 12 anos: 17,5% (431.259 para 506.852 funcionários).
Com a crise, houve ainda um enxugamento de 4,94% nos quadros entre 2016 e 2017. O corte mais expressivo foi na Petrobras, que diminuiu o número de colaboradores em 7,95%.
O mesmo processo não é observado nas 18 empresas dependentes dos recursos do Tesouro Nacional, que seguiu a tendência de abertura de oportunidades mesmo nos últimos dois anos, quando as outras empresas públicas fechavam vagas. No período, houve aumento de 2,6% no pessoal.
Ainda de acordo com o Boletim das Empresas Estatais, o Brasil tinha 506.852 funcionários públicos até o ano passado. O levantamento não contabilizou os números do último trimestre de 2017.
Veja também: Senado aprova "ficha limpa" para funcionário público
copiado http://www.redetv.uol.com.br/jornalismo/politica/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...