Rede de envio ao Irã de material com possível uso militar é desmantelada na Espanha

07/04/2014 - 15:20

Rede de envio ao Irã de material com possível uso militar é desmantelada na Espanha



(Arquivo) Agentes da Guarda Civil na Espanha
A Guarda Civil espanhola desarticulou uma rede que pretendia enviar ao Irã material industrial de dupla utilização, tanto civil quanto militar, ignorando as sanções impostas àquele país por seu programa nuclear, afirmou nesta segunda-feira o ministério do Interior.
"A Guarda Civil, no âmbito da operação 'Terracota', desmantelou uma organização dedicada ao tráfico ilícito de material de dupla utilização que pretendia fornecer à República do Irã maquinaria industrial e informação tecnológica suscetível de ser empregada para fabricar mísseis", explicou o ministério em um comunicado.
"A operação terminou com a detenção de quatro pessoas, três espanhóis e um iraniano" em Barcelona, Tarragona e Palma de Mallorca que foram acusadas pelos crimes de "pertencimento a organização criminosa, contrabando de material de dupla utilização e lavagem de dinheiro", acrescentou o ministério.
Além disso, nas quatro varreduras domiciliares realizadas, os agentes apreenderam duas máquinas industriais que podem ser destinadas tanto a usos civis quanto militares, riais iranianos e euros no valor de 10.000 euros, além de documentação abundante sobre operações de exportação e venda de material de defesa e duplo uso.
A operação começou em 2013 quando a Guarda Civil detectou a compra a uma empresa de defesa do Reino Unido de duas máquinas de conformação de metais e sua entrada de forma ilegal na Espanha.
O objetivo da rede, segundo o ministério, era "esperar o momento mais adequado para realizar seu envio ao Irã, ignorando as sanções internacionais que pesam sobre o citado país pelo desenvolvimento de seu programa nuclear e de mísseis".
"Foi frustrado o envio ao Irã de máquinas submetidas a controle, já que podem ser utilizadas na fabricação de carcaças de mísseis, assim como dos elementos usados nas centrífugas de gás empregadas nos processos de enriquecimento de urânio", ressaltou o ministério.
COPIADO  http://www.afp.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...