Conflito Exército nigeriano reclama ter recuperado Baga ao Boko Haram Exército Ataque do Boko Haram no Níger causa 21 mortos Laurent Fabius França diz solidária com países que lutam contra Boko Haram

Conflito Exército nigeriano reclama ter recuperado Baga ao Boko Haram

Conflito Exército nigeriano reclama ter recuperado Baga ao Boko Haram

O exército nigeriano anunciou hoje ter recuperado a cidade de Baga, no nordeste do país, que tinha sido tomada pelos islamitas do Boko Haram em janeiro, após um ataque que foi considerado o mais sangrento em seis anos.
Mundo
Exército nigeriano reclama ter recuperado Baga ao Boko Haram
Lusa
"As tropas recuperaram Baga este sábado à tarde, depois de uma batalha feroz com os terroristas. Baixas pesadas. Operações de limpeza em curso. Detalhes mais tarde", relatou o exército na sua conta do Twitter, @defenceinfoNG.
Segundo a France Presse, ainda não foi possível confirmar a notícia junto de fontes independentes.

Exército Ataque do Boko Haram no Níger causa 21 mortos

Sete soldados nigerinos e 14 combatentes do Boko Haram morreram na sexta-feira em combates numa localidade no sudeste do Níger atacada pelo grupo radical islâmico, informou hoje o exército deste país.
Mundo
Ataque do Boko Haram no Níger causa 21 mortos
Lusa
"Sete soldados nigerinos foram mortos e dois outros ficaram feridos num ataque do Boko Haram a uma localidade perto do lago Chade na sexta-feira, cerca das 21:00 locais (20:00 em Lisboa)", anunciou o exército num comunicado enviado à agência France Presse.
"O Boko Haram perdeu 14 elementos" nos combates, adianta o texto.
A localidade de Karouga, onde ocorreu a ofensiva, encontra-se na fronteira entre o Níger, a Nigéria e o Chade, indicou uma fonte da segurança chadiana.
Os atacantes do Boko Haram quiseram depois entrar em território chadiano através do lago Chade, mas a força aérea deste país interveio, destruído cinco das suas embarcações, precisou a mesma fonte.
O grupo radical realiza ataques mortíferos na Nigéria desde 2009 e conseguiu ocupar parcelas de território no nordeste do país, antes de alargar as suas operações aos países vizinhos, Camarões, Níger e Chade. É responsável por 13.000 mortos e 1,5 milhões de deslocados.
A Nigéria e os seus vizinhos -- Chade, Níger, Camarões e Benin -- acordaram no início de fevereiro mobilizar 8.700 homens numa força multinacional de luta contra o Boko Haram e milhares de soldados foram já destacados para o terreno.

Laurent Fabius França diz solidária com países que lutam contra Boko Haram

16:23 - 21 de Fevereiro de 2015
França diz solidária com países que lutam contra Boko Haram

Laurent Fabius França diz solidária com países que lutam contra Boko Haram

O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, iniciou hoje uma visita ao Chade, Camarões e Níger para afirmar a "solidariedade" de Paris com as suas ex-colónias que lutam contra os islamitas do Boko Haram.
Mundo
França diz solidária com países que lutam contra Boko Haram
Reuters
Com origem na Nigéria em 2009, a insurreição estendeu-se mais recentemente aos países vizinhos (Chade, Camarões e Níger) que passaram a intervir militarmente no conflito.
A visita do ministro francês serve para apelar a um apoio internacional mais alargado para financiar estas operações militares.
Fabius, que chegou hoje ao aeroporto de N'Djamena (Chade), encontrou-se com o presidente chadiano Idriss Deby Itno, a quem exprimiu o apoio e solidariedade da França, antes de visitar a base militar francesa de Kossei.
O ministro afirmou que o Chade tem dado o seu máximo para assegurar a estabilidade na região e saudou a "coragem" dos militares daquele país, cerca de duas dezenas dos quais pereceram nos combates contra o Boko Haram.

 copiado http://www.noticiasaominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...