Sismo Terramoto de Madrid libertou energia de 100 toneladas de TNT

21:42 - 23 de Fevereiro de 2015
Terramoto de Madrid libertou energia de 100 toneladas de TNT

Sismo Terramoto de Madrid libertou energia de 100 toneladas de TNT

O terramoto registado hoje em Ossa de Montiel (Albacete) gerou uma energia equivalente à explosão de 100 toneladas de TNT, motivando centenas de chamadas para os serviços de emergência, mas sem causar vítimas ou danos de monta.
Mundo
Terramoto de Madrid libertou energia de 100 toneladas de TNT
Lusa
De acordo com o Colégio Oficial de Geólogos (ICOG), a energia libertada no sismo (de 5,2 graus na escala de Richter) foi o equivalente a uma explosão de 100 toneladas de TNT.
O ICOG explicou em comunicado que "o mais estranho nesta libertação de energia é que se produziu numa zona intraplacas tectónicas, onde poucas vezes se registam terramotos".
O presidente da entidade, Luis Suárez, acrescentou que - segundo dados do instituto geológico norte-americano, o sismo sentiu-se com maior intensidade nas localidades de Alcantarilla (Múrcia), Aranjuez, Coslada, San Fernando de Henares Getafe e Ajalvir (Madrid).
O Instituto Geográfico Nacional (IGN) espanhol, por outro lado, informou que o terramoto sentiu-se em todas as Comunidades Autónomas de Espanha excepto duas, a Galiza e a Catalunha.
Os dados do IGN indicam que o epicentro do sismo foi na localidade de Ossa de Montiel (uma localidade com 2.500 habitantes a 85 quilómetros de Albacete), a uma profundidade de 10 quilómetros.
O terramoto de hoje ocorreu perto da falha geológica de Lorca (Murcia), a mesma onde ocorreu um terramoto em maio de 2011, que provocou nove mortos, 324 feridos e avultados danos materiais. O sismo de hoje foi o mais intenso em Espanha desde 2012 (quando ocorreu um abalo de 5,6 graus na costa Atlântica frente a Laliín (Pontevedra).
Na sequência do tremor de terra, o serviço de urgências 112 da comunidade de Castilla-La Mancha recebeu 960 chamadas telefónicas, essencialmente pedidos de informação.
O maior número de chamadas registou-se nos primeiros 15 minutos após o tremor, ou seja entre as 17:15 e as 17:30 (enter as 16:15 e as 16:30 em Lisboa).
O terramoto teve depois várias réplicas, a maior das quais com uma magnitude de 3,1 graus, informou a Proteção Civil espanhola.
Segundo a Delegação do Governo da comunidade de Castilla-La Mancha e os serviços do número de emergência 112, o sismo não causou danos pessoais ou estruturais de monta.
O único incidente relacionado com o sismo e registado pelo Centro de Coordenação de Emergências foi a evacuação da Clínica de Recoletas de Cuenca, por precaução.
De acordo com a Rede Sísmica Espanhola, a Espanha regista cerca de 2.500 terramotos todos os anos, mas a maioria deles é tão leve que a população só chega a dar-se conta de dois por mês, em média.
   copiado http://www.noticiasaominuto.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...