DOENÇA CONTAGIOSA ONU alerta sobre vírus letal que afeta espécie de peixe em três continentes

Uma doença extremamente contagiosa está se espalhando entre as tilápias, uma das espécies de peixes mais consumidas do mundo. O alerta é da Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O Vírus da Tilapia do Lago, conhecido como TiLV, já foi confirmado em países de três continentes: Colômbia, Equador, Egito, Israel e Tailândia, conforme o portal ONU News.

A órgão da ONU ressalta, no entanto, que não existem ameaças à saúde pública, mas a doença pode dizimar as populações de tilápia. Na Tailândia, 90% dos estoques do peixe com o vírus morreram. As tilápias infectadas perdem o apetite, apresentam redução de movimento, lesões nas escamas e problemas de visão.
A produção mundial de tilápia em 2015 chegou a 6,4 milhões de toneladas, com valor estimado de quase US$ 10 bilhões. O comércio internacional de tilápia movimenta US$ 1,8 bilhão por ano.
Vigilância extra
A FAO recomenda aos países produtores vigilância extra, de acordo com os protocolos da Organização Mundial da Saúde Animal, fazendo testes para detectar a possível presença do vírus e a extensão geográfica da infecção e identificando fatores de risco.
A vigilância já teve início na China, na Índia e na Indonésia. A agência da ONU explica que, em Israel, são realizadas pesquisas para determinar a taxa de mortalidade dos peixes afetados.
Conforme a FAO, mais pesquisas são necessárias para determinar se pássaros que se alimentam de peixes e mamíferos podem contrair o vírus e se a doença pode se transmitida por tilápia congelada.

Mais pesquisas
Os especialistas do órgão acrescentam que é preciso realizar mais pesquisas para apurar se pássaros que se alimentam de peixes e mamíferos podem contrair o vírus e se a doença pode se transmitida por tilápia congelada.
copiado http://tnonline.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...