FAVORÁVEL
FAVORÁVEL
Janot se manifesta a favor de depoimento de Temer à PF
Procurador Geral diz que, ao confirmar a conversa gravada por Joesley Batista, Temer acabou fazendo uma confissão extrajudicial
Janot se manifesta a favor de depoimento de Temer à PF
PUBLICADO EM 26/05/17 - 16h17
DA REDAÇÃO
O procurador geral da República, Rodrigo Janot, tem o mesmo interesse da Polícia Federal (PF): o depoimento do presidente Michel Temer (PMDB) no inquérito em que ele é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por obstrução de justiça, organização criminosa e corrupção. Em documento enviado na última quarta-feira (24), Janot pediu ao ministro Edson Fachin que autorize o depoimento do presidente investigado.
O procurador geral não sugeriu data e disse que o depoimento seria feito nos modelos a serem estabelecidos por Facin que, por sua vez, ainda não tomou decisão sobre o caso.
No documento, Janot argumenta ainda que, ao confirmar a conversa gravada por Joesley Batista, Temer acabou fazendo uma confissão extrajudicial. Na gravação, Joesley, dono do frigorífico JBS, fala com o presidente sobre uma propina que teria pago ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e a um procurador da República, além de pedir ajuda do presidente a pressionar o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. A gravação, feita sem conhecimento de Temer, está sendo analisada pela PF sobre possível manipulação.
O pedido de Janot foi feito depois que o delegado da Polícia Federal Josélio Azevedo de Sousa procurou a defesa de Temer para que fosse marcado um depoimento. O delegado queria ouvi-lo na quarta-feira (31) da semana que vem. A defesa de Temer reclamou com Fachin, alegando que a perícia no áudio que incrimina o presidente ainda não foi concluída. O perito da PF Getúlio Menezes Bento disse que a análise do áudio deverá levar até 30 dias.
Ainda no ofício encaminhado à Fachin, Janot também pede que sejam marcados os depoimentos do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) e do deputado afastado Rocha Loures (PMDB-PR). As outras gravações, que envolvem Aécio e Rocha Loures, podem levar até 60 dias para serem periciadas. Temer, Aécio e Rocha Loures são investigados no mesmo inquérito.
copiado http://www.otempo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário