Entenda o "fog carioca" que fechou o Santos Dumont e deu ares londrinos ao Rio

Vista do Mirante Dona Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, na manhã desta terça

Entenda o "fog carioca" que fechou o Santos Dumont e deu ares londrinos ao Rio

Do UOL, no Rio
  • Márcia Foletto/Agência O Globo
    Vista do Mirante Dona Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, na manhã desta terça
Pelo terceiro dia consecutivo, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu envolta em neblina dando ares londrinos à capital fluminense. O "fog carioca" afetou o funcionamento dos aeroportos Santos Dumont, que ficou duas horas fechado nesta terça-feira (30), e do Galeão e diminuiu a velocidade das barcas e catamarãs que circulam na Baía de Guanabara devido à pouca visibilidade.
Às 14h, 18 voos estavam atrasados e outros 35 haviam sido cancelados no Santos Dumont; o aeroporto internacional do Galeão foi obrigado a operar por instrumentos para pousos e decolagens.
Metropolitan Police/REUTERS
Imagem da cidade de Londres encoberta pela neblina
De acordo com o meteorologista Olívio Bahia, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o tempo com céu aberto ou com poucas nuvens, ventos calmos, temperaturas mais baixas no período da madrugada, além da umidade relativa do ar alta, estão entre as características que contribuem para a formação do nevoeiro.
Segundo Bahia, o fenômeno é o mesmo que costuma ocorrer na capital inglesa, ainda que por motivos climáticos diferentes. "Temos uma diferença de temperatura e condições climáticas no geral, é preciso pesquisar mais para identificar se as causas são as mesmas e é bem mais recorrente", diz. "Lá chega a ser cartão postal."
A tendência, diz Bahia, é que o nevoeiro diminua até a sexta-feira (26), com a chegada de chuvas à cidade e o aumento dos ventos. Segundo ele, a neblina é uma condição típica desta época do ano.
Márcia Foletto/Agência O Globo
Cariocas fazem exercícios no Aterro do Flamengo na manhã desta terça-feira (30)


copiado https://noticias.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...