Cúpula da PF começa a preparar prisão de Lula AO VIVO: STF analisa habeas corpus de Lula Supremo vota pedido do ex-presidente para evitar a prisão no caso triplex investigado pela Lava Jato

Cúpula da PF começa a preparar prisão de Lula

Luiza Pollo
25 Janeiro 2018 | 05h30
A Polícia Federal começa a se preparar para o momento em que terá que cumprir a ordem de prisão contra o ex-presidente Lula. Na alta cúpula da PF há preocupação sobre como proceder. Buscá-lo em casa de camburão teria a mesma repercussão de quando foi conduzido coercitivamente. Uma ideia é combinar com os advogados para que ele se apresente no local onde irá cumprir a pena. Se não houver acordo com a defesa, a polícia pedirá ao juiz que especifique não só o local, mas para quem ela deve entregá-lo.
Bom pra todos. Delegados dizem que a prisão de Lula tem que ser bem articulada para garantir a segurança do petista e também dos policiais. A partir do momento em que o juiz determinar o cumprimento da pena, a PF já está autorizada a buscá-lo.
Efetivo próprio. A alta cúpula da PF levanta questionamentos sobre o que será feito dos oito assessores a que Lula tem direito como ex-presidente, principalmente porque quatro deles atuam como seguranças.
De novo. Com a possibilidade de Lula ser impedido de disputar a eleição, o PPS quer voltar a convencer o apresentador Luciano Huck a concorrer ao Planalto. Interlocutores da legenda avaliam que, com o ex-presidente fora do páreo, o 2º turno ficaria entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro.
SINAIS PARTICULARES: Ciro Gomes, presidenciável pelo PDT; por Kleber Sales
Depende dele. Pesquisas encomendadas por dois partidos políticos indicam que Huck seria o principal beneficiário da saída de Lula da eleição. Ele herdaria o voto popular, não o ideológico. Chega a 15% sem Lula na disputa.
Beirada. O tucano Geraldo Alckmin e o demista Rodrigo Maia também riem à toa com a possível saída de Lula da corrida presidencial, caso seja impedido de disputar. São beneficiados pela divisão da esquerda.
Esqueceram de mim. A credencial do ministro Henrique Meirelles (Fazenda) não dava acesso às áreas mais exclusivas do Fórum Econômico, em Davos.
Geladeira. O erro custou ao ministro aguardar do lado de fora até que uma nova credencial fosse emitida com as devidas desculpas dos organizadores. Meirelles não se estressou. (A assessoria do ministro entrou em contato com a Coluna e nega o episódio)
Toda sua. O jantar dos ministros Alexandre Baldy (Cidades) e Carlos Marun (Segov) com Valdemar Costa Neto, dono do PR, terça, selou a indicação de Márcio Galvão Fonseca para a Secretaria de Saneamento. Em troca, o PR dará 27 dos 37 votos na Previdência.
Vai ter briga. A troca implica tirar a secretaria das mãos do MDB, que promete reagir. O cargo é ocupado por Henrique Pires.
Me esquece. Em 2016, o PTN, então partido de Baldy, exonerou Pires da chefia da Funasa.
CLICK. Após o julgamento do ex-presidente Lula, o governador do Ceará, Camilo Santana (à dir), embarcou para São Paulo para participar da reunião da Executiva do PT.
FOTO: ARQUIVO PESSOAL
Dividido. O governo aposta que haverá um racha no plenário do Supremo na decisão sobre a posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho. O placar deve ficar em 5 a 5, levando a decisão para a presidente da Corte, Cármen Lúcia.
Tempero. Um ministro estuda ampliar o debate e levantar a tese de que, se ficar caracterizado que a posse é em razão de troca de votos para a reforma da Previdência, ela não poderia ocupar o cargo. Cristiane é filiada ao PTB, que vai insistir na nomeação dela.
PRONTO, FALEI! 
“O Lula conseguiu escapar do Mensalão, mas veio a Lava Jato para juntar todo o bando de novo”, DO PRESIDENTE NACIONAL DO PTB, ROBERTO JEFFERSONsobre a condenação de Lula ontem a 12 anos e um mês de prisão.
COM REPORTAGEM DE NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA. COLABOROU ISADORA PERON 

AO VIVO: STF analisa habeas corpus de Lula

Supremo vota pedido do ex-presidente para evitar a prisão no caso triplex investigado pela Lava Jato
A análise do habeas corpus é decisiva para o futuro de LulaCondenado a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no caso triplex do Guarujá, o petista já teve seus recursos negados na segunda instância da Justiça Federal e também não teve sucesso no HC enviado ao Superior Tribunal de Justiça. Atualmente, a liberdade do ex-presidente é garantida por um salvo-conduto concedido pelos ministros do Supremo.

Às vésperas do julgamento do HC de Lula, o comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, escreveu no Twitter que a Força 'julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à Democracia'. Segundo o general, o Exército 'se mantém atento às suas missões institucionais'. 


Acompanhe ao vivo a sessão do STF com bastidores e análises do BR18 e da Coluna do Estadão.

ACOMPANHE AO VIVO

 2 ATUALIZAÇÕES
  • 19h34
    04/04/2018
    A presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, interrompeu mais uma vez a sessão para um intervalo.
  • 19h33
    04/04/2018
    A informação passada para o público que apoia o ex-presidente Lula é de que o julgamento já está decidido. Manifestantes contrários ainda comemoram. (José Maria Tomazela) 
  • 19h33
    04/04/2018
    A ministra Rosa Weber vota contra o habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O placar está 4 a 1 contra o pedido do petista. Seu voto deve definir o futuro de Lula. Saiba mais no Blog do Fausto.

  • 19h32
    04/04/2018
    Manifestantes a favor de Lula em Brasília informam que vão encerrar o ato após voto da ministra Rosa Weber. 

    Foto: André Borges/Estadão
    André Borges/Estadão
  • 19h27
    04/04/2018
    "Uma vez estabelecida voz coletiva em decisão, essa passa a ser a voz da instituição", disse a ministra Rosa Weber.
  • 19h27
    04/04/2018
    A ministra Rosa Weber responde ao colega Marco Aurélio Mello sobre questionamento de seu voto.
  • 19h26
    04/04/2018
    "Interpretação judicial da lei deve refletir equidade do devido processo legal", afirmou a ministra Rosa Weber.
  • 19h22
    04/04/2018
    Manifestantes a favor da prisão do ex-presidente Lula abrem faixa com frase polêmica em Brasília. 

    José Maria Tomazela/Estadão
  • 19h19
    04/04/2018
    Rosa Weber relativiza os precedentes, e voto volta a ser dúvida. Saiba mais sobre os bastidores no site BR18. 
  • 19h18
    04/04/2018
    "Sistema deve ter flexibilidade para acomodar espaço para mudança", disse a ministra Rosa Weber. "Regra é flexível quando se trata de aplicação de preceitos constitucionais."
  • 19h13
    04/04/2018
    "O respeito à autoridade dos precedentes deve ter a primeira palavra do Direito", disse a ministra Rosa Weber.
  • 19h13
    04/04/2018
    O presidente do Sindicato do Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, pediu há pouco para que fiquem até o final todos os que acompanham o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Supremo Tribunal Federal (STF) na sede da entidade.

    Vamos precisar de todos vocês aqui, independentemente do resultado". O ex-presidente também está no local, acompanhando o julgamento ao lado de aliados, como a ex-presidente Dilma Rousseff. A expectativa é de que o petista faça um discurso aos presentes depois do julgamento. (André Ítalo)
  • 19h10
    04/04/2018
    00:00
    01:10
    Media Quality
    360P
    Mobile Preset
    Partidários de Lula se reúnem em São Bernardo
  • 19h07
    04/04/2018

copiado http://www.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...