PRISÃO
AO VIVO: Lula em São Bernardo do Campo
Apesar de Moro determinar que ele se entregasse até as 17h desta sexta (6), Lula permanece na sede dos metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo
Lula teve habeas corpus que buscava evitar sua prisão negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula
Editoria de Política
Após o prazo estabelecido pelo juiz Sérgio Moro para que Lula se apresente voluntariamente, o ex-presidente Lula não se entregou. Militantes estão em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista, em São Bernardo do Campo, onde Lula permanece reunido com advogados e aliados. O Superior Tribunal de Justiça (STF) negou, mais cedo, o pedido de habeas corpus que buscava evitar a sua prisão.
Como a ordem de prisão ainda não foi expedida, uma vez que Moro deu 24 horas para que ele se entregasse, a Justiça pode determinar que ele seja preso, já que ele não se apresentou às autoridades. Ele não sofrerá nenhuma punição por não ter se dirigido à Polícia Federal, porque em tese, a ordem recém expedida será cumprida normalmente. Haveria problemas judiciais apenas se o ex-presidente ou seus apoiadores incitassem a violência em algum momento.
Leia Também
- Relator ainda não decidiu HC impetrado pela defesa de Lula, diz STJ
- Juristas defendem necessidade de cela especial para Lula
- Movimentos negam manifestações contra Lula nesta sexta-feira no Recife
- Editora libera gratuitamente versão digital de livro de Lula
- Mulher é baleada em manifestação pró-Lula na Paraíba
- Manifestantes se concentram na Praça do Derby em ato pró-Lula
Prisão
Cerca de 17 horas depois da decisão do Supremo, o juiz Moro mandou prender Lula, em despacho dado às 17h50 da quinta-feira. Pouco antes, Moro havia recebido comunicado da 8ª Turma do TRF-4 para que executasse a prisão do ex-presidente, condenado a 12 anos e um mês de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá (SP).
copiado http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/n
Nenhum comentário:
Postar um comentário