Revelações dos 'Panama Papers' permitiram a 22 países recuperar US$ 1,2 bilhão
AFP/Arquivos / François Guillot(2017) Ativistas protestam em Paris contra a evasão fiscal
Três anos depois das revelações dos 'Panama Papers', os 22 países afetados por este escândalo internacional de evasão fiscal conseguiram recuperar 1,2 bilhão de dólares, informou nesta terça-feira o consórcio de investigação que revelou o caso.
O fisco britânico recuperou das mãos dos sonegadores 252 milhões de dólares, a Alemanha 183 milhões, a França 136 milhões e a Austrália 92 milhões, informa um comunicado do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês).
Os Estados recuperaram 1,2 bilhão de dólares e o valor pode aumentar, indicou o ICIJ.
"Os 'Panama Papers' permitiram aos governos recuperar fundos ocultos e também, a longo prazo, modificar o comportamento e a atitude dos cidadãos", completa o consórcio.
Vários países abriram investigações judiciais sobre os 'Panama Papers', um vasto sistema de evasão fiscal organizado pelo escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca.
A investigação, que incluiu mais de 100 jornais, revelou entre outras coisas que 140 empresários, líderes políticos, estrelas de futebol e bilionários tinham bens ocultos em paraísos fiscais.
Bayern é "a melhor equipe da Alemanha", afirma Kovac
AFP / Christof STACHEO técnico do Bayern de Munique, Niko Kovac se prepara para o duelo contra o Borussia Dortmund no Campeonato Alemão
Se o Bayern de Munique mostrar seu melhor nível, vencerá o clássico contra o Borussia Dortmund neste sábado e será campeão alemão ao fim da temporada, garantiu o técnico do clube, o croata Niko Kovac, em entrevista nesta quarta-feira.
O Bayern, segundo colocado com dois pontos a menos que o Dortmund, recebe o líder da Bundesliga em Munique em uma partida decisiva na briga pelo título, a seis rodadas para o fim da competição.
"Aqui, todos estão contando com uma vitória", declarou Kovac à revista Sport Bild. "o Borussia faz um linda temporada, mas se jogarmos a nosso melhor nível, somos a melhor equipe da Alemanha e seremos campeões".
No primeiro turno, em Dortmund em novembro, o Bayern foi derrotado por 3 a 2, embora tenha ficado à frente do placar duas vezes durante a partida.
No último sábado, Kovac pediu aos jogadores mais comprometimento, após o empate em 1 a 1 com o Freiburg que permitiu ao Borussia Dortmund recuperar a liderança da Bundesliga. Desta vez, o técnico se diz convencido de que tudo que está em jogo será fonte de motivação: "Meus jogadores já jogaram um monte de partidas como esta. Nesses momentos eles estão ao máximo da concentração".
Questionado sobre os riscos do Bayern não ganhar o título alemão pela primeira vez nos últimos seis anos, o técnico croata preferiu acalmar os ânimos: "Eu acho que Uli Hoeness (o presidente do Bayern) disse que poderia aceitar não ser campeão (...) Mas nossa ambição é ganhar o campeonato, é minha ambição. Cada técnico aqui quer e deve ganhar títulos".
copiado https://www.afp.com/pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário