Turquia mobiliza canhões e mísseis antiaéreos na fronteira síria

Turquia mobiliza canhões e mísseis antiaéreos na fronteira síria

ISTAMBUL (AFP)
O Exército turco mobilizou neste sábado canhões e mísseis antiaéreos nas proximidades de um posto na fronteira com a Síria, onde são travados combates entre rebeldes e forças do governo, indicou a imprensa turca.
O Exército mobilizou esse armamento de forma preventiva após violentos confrontos na Síria pelo controle do posto fronteiriço de Tall al-Abyad, segundo a rede NTV news.
Este deslocamento de forças é uma reação a um bombardeio executado na quinta-feira por parte das forças governamentais sírias da cidade de Sanliurfa, situada na fronteira sudeste do país, e durante o qual dois turcos ficaram feridos, quando as tropas do regime tentavam retomar posições rebeldes.
Vários civis turcos ficaram feridos na queda de obuses no lado sírio da fronteira. Outro projétil, encontrado nas imediações, não chegou a explodir e foi desativado.
Na quarta-feira, os rebeldes haviam retomado o controle do posto fronteiriço localizado na estrada entre a cidade de Raqa, no nordeste da Síria, e a cidade turca de Sanliurfa, onde continuam sendo registrados violentos combates entre rebeldes e as tropas do presidente Bashar al-Assad.
As escolas do setor estão fechadas desde segunda-feira.
Tall al-Abyad, cerca de 100 km ao norte de Raqa, é um posto fronteiriço relativamente pequeno e está em operação há pouco tempo.
Desde julho, os rebeldes sírios que enfrentam o regime do presidente Bashar al-Assad tomaram o controle dos postos de passagem de Bab al-Hawa, Al-Salama e Jarabulus, situados na fronteira com a Turquia.
Também controlam postos fronteiriços com o Iraque, na fronteira leste da Síria.
COPIADO www.afp.com/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...