Após decisão do Tribunal Internacional Japão cancela caça à baleia no Antártico


Após decisão do Tribunal Internacional
Pescadores japoneses durante uma caça à baleia

Japão cancela caça à baleia no Antártico


O Japão anunciou hoje ter cancelado a sua campanha anual baleeira no Antártico, pela primeira vez em 27 anos, respeitando a decisão do Tribunal Internacional de Justiça que proibiu a caça à baleia no...
  • Maior portal de vendas online vai deixar de vender carne de baleia
  • Tribunal Internacional ordena ao Japão o fim da caça à baleia

    por Lusa, publicado por Luís Manuel Cabra
    Pescadores japoneses durante uma caça à baleia
    Pescadores japoneses durante uma caça à baleia Fotografia © Issei Kato - Reuters
    O Japão anunciou hoje ter cancelado a sua campanha anual baleeira no Antártico, pela primeira vez em 27 anos, respeitando a decisão do Tribunal Internacional de Justiça que proibiu a caça à baleia no Antártico por navios japoneses.
    "Nós decidimos cancelar a nossa campanha de investigação das baleias [no Antártico] no ano fiscal iniciado em abril por causa da recente decisão", disse fonte da Agência de Pesca do Japão.
    Contudo, "nós planeamos prosseguir com a investigação noutras regiões como previsto", incluindo no norte do Pacífico, ressalvou, em declarações à agência noticiosa francesa AFP.
    Na segunda-feira, o Tribunal Internacional de Justiça, com sede em Haia, deu razão à Austrália que acusou o Japão de prática comercial de caça à baleia a coberto de um programa de investigação científica, determinando que Tóquio tem de revogar as atuais licenças de caça à baleia.
    Considerando que Tóquio não está a respeitar uma moratória de 1986 que proíbe a caça à baleia a não ser que a prática se destine a fins científicos, Camberra, apoiada pela Nova Zelândia, pediu ao tribunal para ordenar o fim do programa Jarpa II (investigação).
    De acordo com a Austrália, o Japão caçou 10.000 baleias entre 1987 e 2009 e quando o processo começou os dois países comprometeram-se a respeitar a decisão judicial.
     A próxima temporada de caça à baleia deveria começar no final deste ano, enquanto a mais recente terminou no mês passado.
     COPIADO http://www.dn.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...