Ucrânia Pró-russos proclamam república soberana de Donetsk


Ucrânia

Pró-russos proclamam república soberana de Donetsk


Manifestantes pró-russos e seus apoiantes sentados junto à barricada que ergueram em frente ao edifício do governo regional em Donetsk Os manifestantes que desde domingo ocupam o edifício da administração local em Donetsk, no leste da Ucrânia, proclamaram hoje uma "república soberana", indicaram os seus representantes aos jornalistas...

por AFP, traduzido Patrícia Viegas
Manifestantes pró-russos e seus apoiantes sentados junto à barricada que ergueram em frente ao edifício do governo regional em Donetsk
Manifestantes pró-russos e seus apoiantes sentados junto à barricada que ergueram em frente ao edifício do governo regional em Donetsk Fotografia © Reuters
Os manifestantes que desde domingo ocupam o edifício da administração local em Donetsk, no leste da Ucrânia, proclamaram hoje uma "república soberana", indicaram os seus representantes aos jornalistas no terreno, noticiou a AFP.
Os jornalistas não foram, porém, autorizados a entrar no edifício, mas o representante anunciou-lhes a notícia junto à porta.
Segundo a agência Interfax, os manifestantes decidiram organizar um referendo sobre a sua soberania regional a 11 de maio. E o site de informação local Ostrov afirmava que eles tinham decidido pedir para se juntar à Federação da Rússia.
Ainda segundo a AFP, um vídeo colocado na internet - e apresentado como sendo de uma assembleia realizada pelos manifestantes - mostra um homem a dizer: "Proclamo a criação do Estado soberano da república popular de Donetsk".
Esse homem, refere a mesma agência, é o mesmo que apareceu nos vídeos que foram colocados na internet no domingo, assumindo-se como um dos líderes dos manifestantes que tomaram o controlo da administração regional de Donetsk.
Várias dezenas de manifestantes pró-russos concentraram-se junto ao edifício em causa para aplaudir a auto-proclamação, mas parecem não controlar outras partes da cidade, refere ainda a AFP.

O Governo ucraniano enviou entretanto, durante a noite, a Donetsk, o vice-primeiro-ministro, que é responsável pelas questões de segurança.
No domingo, manifestantes pró-russos tomaram igualmente o controlo do edifício da administração local de Kharkhiv, também no leste da Ucrânia. No entanto, após negociações, os manifestantes saíram do local e este voltou a estar esta manhã de novo sob controlo do Governo ucraniano, disse o ministro do Interior, Arsen Avakov, que se deslocou ao local.
COPIADO  http://www.dn.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...