Confrontos Tropas do Chade entraram na Nigéria após combates com Boko Haram

12:53 - 03 de Fevereiro de 2015
Tropas do Chade entraram na Nigéria após combates com Boko Haram

Confrontos Tropas do Chade entraram na Nigéria após combates com Boko Haram

As tropas do Chade destacadas na fronteira entre os Camarões e a Nigéria entraram hoje na cidade nigeriana de Gamboru, após violentos combates contra os islamitas do Boko Haram, constatou um jornalista da agência France Presse.
Mundo
Tropas do Chade entraram na Nigéria após combates com Boko Haram
Lusa
Os blindados e a infantaria chadianos passaram a ponte que separa a cidade camaronesa de Fotokol de Gamboru, após bombardeamentos aéreos e de infantaria e tiroteios com os rebeldes, que tinham tomado a cidade há vários meses.
A operação aérea durou perto de uma hora e depois os blindados chadianos derrubaram os obstáculos colocados na ponte para permitir a passagem das tropas, que entraram em Gamboru cerca das 11:00 locais (10:00 em Lisboa).
A meio do dia, todo o contingente de cerca de 2.000 homens tinha entrado na Nigéria e já não se ouviam tiros, segundo a AFP.
Trata-se da primeira vez que as tropas do Chade, destacadas para os Camarões em meados de janeiro para combater o Boko Haram, entram em território da Nigéria, cujo exército é criticado pela sua ineficácia na luta contra o grupo radical.
A Nigéria afirmou na segunda-feira ter recuperado Gamboru e quatro outras cidades ocupadas pelo Boko Haram no nordeste do país, no quadro de uma operação coordenada entre o exército nigeriano, milícias civis e forças chadianas e camaronesas.
"As nossas tropas controlam o local, após uma operação apoiada por voluntários (milícias) e por (países) vizinhos amigos", declarou à AFP Mike Omeri, porta-voz das autoridades nigerianas para as questões de segurança, precisando mais tarde que as cidades em causa eram Mafa, Mallam Fatori, Abadam, Marte e Gamboru, todas no estado de Borno.
Omeri disse ainda que operações anteriores no nordeste da Nigéria tinham permitido a libertação de 11 cidades do estado de Adamawa, a sul do de Borno, e de Gujba e Gulani, no estado de Yobe.
A ofensiva multilateral dos últimos dias visa travar a progressão do nigeriano Boko Haram que alargou a sua ação aos Camarões. A insurreição dos islamitas causou mais de 13.000 mortos e 1,5 milhões de deslocados desde 2009.
  copiado  http://www.noticiasaominuto.com/mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...