-
26/07/2015 - 18:41
Cuba exige que EUA eliminem embargo e devolvam Guantánamo em ato do Quartel Moncada
AFP / YAMIL LAGE
O presidente Raúl Castro liderou o ato político-cultural pelo aniversário do assalto ao Moncada em Santiago de Cuba, em 26 de julho de 2015
O presidente Raúl Castro liderou o ato político-cultural pelo aniversário do assalto ao Moncada em Santiago de Cuba (oriente), primeira ação armada da revolução liderada por seu irmão Fidel, agora com 88 anos e afastado do poder desde 2006 por problemas de saúde, que foi o grande ausente nesta celebração.
A cúpula cubana e 10.000 convidados participaram do ato, segundo os organizadores, o primeiro após o restabelecimento de laços diplomáticos com Washington na última segunda-feira e realizado no velho quartel convertido em escola antes do amanhecer para evitar o sufocante calor do verão boreal.
"Com o restabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos culminou a primeira fase do processo iniciado em 17 de dezembro do último ano", disse o número dois do Partido Comunista (único), José Ramón Machado Ventura, em um breve discurso central que contrastou com as longas alocuções de Fidel.
"Começa agora um longo e complexo caminho em direção à normalização das relações bilaterais que inclui, entre outros aspectos, o fim do bloqueio e a devolução da base naval de Guantánamo", acrescentou Machado Ventura, de 84 anos.
Santiago de Cuba, a segunda cidade da ilha e berço da revolução de 1959, comemorou no sábado o 500º aniversário de sua fundação, uma das primeiras durante a colonização na América.
Vou (a Havana) com a fiel esperança de que Santiago sempre continue sendo Santiago", disse Raúl, de 84 anos e vestido com seu uniforme de general, após o discurso de Machado Ventura.
A guerrilha comunista das Farc, que negocia a paz com o governo colombiano em Havana, saudou o aniversário afirmando que Cuba é "um luminoso farol (que) indica o rumo aos demais povos do mundo".
O assalto ao Quartel Moncada, segunda fortaleza militar de Cuba, em 26 de julho de 1953, acabou em fracasso e uma centena de seguidores de Fidel Castro morreram ou foram presos, durante a ditadura de Fulgencio Batista, que seria deposto finalmente em 1º de janeiro de 1959.
AFP / YAMIL LAGE
Ato político-cultural pelo aniversário do assalto ao Moncada em Santiago de Cuba, em 26 de julho de 2015
No dia 17 de dezembro, os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram sua decisão de virar a página após meio século e restabelecer laços diplomáticos, após conversas secretas com o apoio do Canadá e do Vaticano.
copiado http://www.afp.com/pt/
Cuba exige que EUA eliminem embargo e devolvam Guantánamo em ato do Quartel Moncada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres
Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...
-
更新时 秘鲁主要金矿开采区数千名矿工举行示威,抗议当局实施严厉措施,打击非法采矿。 根据政府实施的新规定,非法采矿...
-
Aqui no Não Curto você pode ver todos os programas da Rede Globo ao vivo e online. De segunda a segunda a programação completa da emissor...
-
Delação de Léo Pinheiro, da OAS, envolve Aécio e Geddel A delação premiada de um dos principais investigados na Lava Jato, o execu...
Nenhum comentário:
Postar um comentário