Tsipras: "O mau gosto de Varoufakis para camisas não faz dele um trapaceiro"



Varoufakis apareceu hoje no Parlamento com uma camisa de tons salmão e vários padrões

Tsipras: "O mau gosto de Varoufakis para camisas não faz dele um trapaceiro"


igo ministro das Finanças. Admitiu saber do Plano B de Varoufakis para a saída da Grécia do euro, mas rejeitou que ele fosse "roubar o dinheiro do povo grego".


por H.T.  
Varoufakis apareceu hoje no Parlamento com uma camisa de tons salmão e vários padrões
Varoufakis apareceu hoje no Parlamento com uma camisa de tons salmão e vários padrões Fotografia © EPA/ORESTIS PANAGIOTOU
O primeiro-ministro grego defendeu o antigo ministro das Finanças. Admitiu saber do Plano B de Varoufakis para a saída da Grécia do euro, mas rejeitou que ele fosse "roubar o dinheiro do povo grego".
"Podem culpá-lo pelos seus comentários, pelos seus planos políticos, pelo mau gosto para as camisas, pelas suas férias na ilha de Aegina", afirmou Alexis Tsipras no Parlamento, referindo-se aos ataques de que tem sido alvo o seu ex-ministro das Finanças Yanis Varoufakis. O primeiro-ministro grego garantiu, contudo: "Mas não o podem acusar de ser trapaceiro, não podem dizer que roubou o dinheiro do povo grego, não podem dizer que tinha um plano secreto para afundar o país".
Conhecido pela indumentária descontraída, Varoufakis, que já se destacara pelas camisas com padrão que usava - sempre por fora das calças - nas reuniões do Eurogrupo - surgiu ontem no Parlamento com uma camisa cheia de padrões diferentes, em tons salmão.
Depois de terem vindo a público rumores de que teria um Plano B para a saída da Grécia do euro, Varoufakis confirmou no dia 16 que Tsipras o autorizara a preparar um plano de emergência para um sistema de pagamento paralelo que podia rapidamente ser convertido numa nova dracma, caso a Grécia saísse da moeda única. Os críticos depressa o acusaram de ter um Plano B para tirar o país do euro.
Pressionado pela oposição a ir ao Parlamento explicar-se sobre o tal Plano B, Tsipras admitiu que Varoufakis "cometeu erros, como todos nós", mas que o plano nunca teve como objetivo tirar a Grécia do euro. Segundo o primeiro-ministro, Varoufakis limitou-se a ter pronto um plano de contingência, caso os credores forçassem o grexit.
Esta não é a primeira vez que Tsipras admite os "erros" cometidos por Varoufakis. E numa entrevista dada pouco depois do acordo de dia 12 entre Atenas e os credores para negociarem um terceiro resgate afirmara sobre o ex-ministro das Finanças que "um excelente economista não dá necessariamente um bom político".
  copiado http://www.dn.pt/inicio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...