Na Venezuela recolhem-se assinaturas para retirar Presidência a Maduro

 


O partido da oposição venezuelana Um Novo Tempo (Unt) anunciou hoje ter iniciado uma recolha de assinaturas para convocar um referendo destinado a revogar o mandato do Presidente Nicolás Maduro.

© Reuters
Mundo Oposição Há 35 mins POR Lusa
O anúncio foi feito deputado Elías Motta, porta-voz do partido, que explicou, durante uma conferência de imprensa, que a recolha de um milhão de assinaturas começará no Estado de Zúlia (oeste do país).
Vão ser ativados 100 mil promotores (cidadãos), cada um deles com a missão de contactar 10 pessoas, até se conseguir um milhão de voluntários.
Segundo Elías Matta, a Venezuela está a passar pela crise económica mais profunda da sua história, que levou ao encerramento de mais de 189 mil empresas nos últimos anos.
"Isso é uma catástrofe e a razão pela qual na Venezuela há falta de abastecimento e escassez de produtos, porque as empresas simplesmente estão a fechar", disse.
No passado dia 08 de março, a aliança opositora Mesa de Unidade Democrática anunciou o lançamento do "processo" para a realização de um referendo de revogação do mandato presidencial de Nicolás Maduro.
O anúncio foi feito, em conferência de imprensa, pelo secretário executivo daquela aliança, Jesus Chuo Torrealba.
"Afastar (Nicolás) Maduro é um passo, o nosso objetivo é construir uma Venezuela unida", afirmou na ocasião, acrescentando que a oposição vai avançar ainda com uma reforma constitucional para reduzir a duração do mandato presidencial de seis para quatro anos.
Segundo a oposição, antes do referendo sobre a revogação do mandato presidencial, a oposição vai aprovar uma "lei de referendos" para "impedir o bloqueio ou demoras neste mecanismo constitucional, que é um direito cidadão".
A oposição pretende eleger um novo Presidente para a Venezuela até finais de 2016.
copiado http://www.noticiasaominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...