Mujica aconselha Brasil a pedir receita de governabilidade à China

Mujica aconselha Brasil a pedir receita de governabilidade à China

AFP / LUIS ROBAYO O presidente uruguaio Jose Mujica
O ex-presidente do Uruguai José Mujica disse nesta sexta-feira em São Paulo que acharia difícil governar um país como o Brasil, com tantos partidos representados no Congresso e aconselhou os brasileiros a pedirem "a receita aos chineses".
"Este é um país continental, eu teria que pedir a receita aos chineses para ver como fazem, porque não tenho resposta", disse o ex-presidente de esquerda em uma palestra sobre democracia e ética na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Os brasileiros "têm um problema básico que não sei como resolverão. Não acho que se possa governar com trinta partidos, não pode haver trinta projetos de país, pode haver quatro ou cinco, mas não trinta", expressou Mujica, que governou o Uruguai de 2010 a 2015.
"Para qualquer governo brasileiro, isso é uma instabilidade crônica", disse.
"Às vezes se tem a impressão de que o Congresso brasileiro é uma bolsa de comércio", afirmou o popular dirigente, que neste mês completará 82 anos.
Um modelo sem dúvida diferente do existente na China, onde o Partido Comunista governa desde 1949 sem oposição política legal. Sua história foi marcada por convulsões políticas com milhares de vítimas e de repressões violentas a protestos, embora nas últimas décadas sua recuperação econômica fascinou o mundo.
Segundo Mujica, conhecido pelo estilo de vida modesto, o Brasil precisa revitalizar sua política e para isso seus dirigentes devem "viver como seu povo".

copiado  https://www.afp.com/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...