Congresso dos EUA Snowden acusado de passar documentos à Rússia


Congresso dos EUA
Snowden acusado de passar documentos à Rússia

Snowden acusado de passar documentos à Rússia


Dois membros do Congresso dos Estados Unidos disseram hoje que documentos militares confidenciais extraídos por Edward Snowden estão em poder da Rússia, onde o ex-analista norte-americano se encontra...


por Lusa
Snowden acusado de passar documentos à Rússia
Fotografia © Reuters
Dois membros do Congresso dos Estados Unidos disseram hoje que documentos militares confidenciais extraídos por Edward Snowden estão em poder da Rússia, onde o ex-analista norte-americano se encontra sob regime de asilo temporário.
"95% das informações que ele tem são militares, são informações técnicas e estratégicas, que, segundo sabemos, estão nas mãos dos russos", afirmou Mike Rogers, presidente republicano da Comissão de Informações da Câmara dos Representantes.
Rogers cita como prova um documento confidencial do Pentágono, que funciona como inventário das informações que foram extraídas por Edward Snowden, o antigo analista da NSA (Agência Nacional de Segurança) dos EUA, que se encontra presentemente em Moscovo beneficiando do regime de asilo temporário concedido pelas autoridades russas.
O relatório em causa não foi tornado público, mas segundo Mike Rogers está em poder dos serviços de informação de Moscovo.
"A questão não é saber se ele [Edward Snowden] está atualmente debaixo da influência dos serviços secretos russos. Toda a gente sabe que sim", afirmou o republicano, acrescentando que "a questão é saber quando é que ele começou".
"Eu não posso dizer que vi Snowden a fornecer essas informações, mas ele está lá. Eu conheço os russos, tenho a certeza que os russos já conseguiram todas as informações", acrescentou o congressita democrata Dutch Ruppersberger.

Edward Snowden tem negado constantemente ter fornecido documentos à Rússia, China ou qualquer outra potência estrangeira.
Em outubro de 2013, Snowden disse ao New York Times que forneceu todos os documentos aos jornalistas que o entrevistaram em Hong Kong, no verão do mesmo ano.
De acordo com Mike Rogers, que citou o Pentágono, Snowden está na posse de um milhão e 700 mil documentos secretos.
  COPIADO  http://www.dn.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...