Ashton Carter Retirada norte-americana do Afeganistão poderá ser mais lenta
O secretário da
Defesa dos Estados Unidos da América, Ashton Carter, em visita a Cabul,
evocou hoje a possibilidade de uma retirada norte-americana do
Afeganistão mais lenta do que o inicialmente previsto.
Mundo
Lusa
Para não por em risco os progressos efetuados no terreno
no Afeganistão, o presidente Obama "considera uma série de
possibilidades para reforçar o apoio à estratégia de segurança do
presidente (afegão Ashraf) Ghani, incluindo possíveis mudanças no
calendário de retirada das tropas norte-americanas", disse Carter
durante uma conferência de imprensa conjunta com Ghani.As declarações de Carter são as mais explícitas até agora por parte de um responsável norte-americano em relação à evolução do calendário de retirada.
"Isso poderá querer dizer reconsiderar as datas de encerramento das nossas bases", disse ainda o responsável dos Estados Unidos, depois de encontros com o presidente afegão e com o primeiro-ministro, Abdullah Abdullah.
Além da questão do número de tropas no terreno, os Estados Unidos devem comprometer-se "a longo prazo, em termos de recursos, equipamentos e outros apoios".
A visita de Carter a Cabul acontece numa altura em que o presidente Barack Obama deve tomar uma decisão sobre o calendário de retirada das tropas no Afeganistão.
Atualmente com 10.000 homens, a força norte-americana deve ficar reduzida a cerca de 5.000 até ao final de 2015, estando prevista uma retirada completa até ao final de 2016.
Os dirigentes afegãos e alguns eleitos norte-americanos pediram a Obama para rever o calendário, afirmando que uma retirada demasiado rápida poderá pôr em risco a segurança e desencorajar a ajuda internacional.
copiado http://www.noticiasaominuto.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário