Economia SwissLeaks HSBC: Nova polémica sobre pedido de lista


18:40 - 20 de Fevereiro de 2015

SwissLeaks HSBC: Nova polémica sobre pedido de lista

O antigo diretor da Autoridade Tributária e o antigo ministro socialista pela pasta das Finanças não se entendem quanto aos factos por trás da lista de clientes portugueses inscritos na filial suíça do HSBC.
Economia
HSBC: Nova polémica sobre pedido de lista
DR
Teixeira dos Santos e José Azevedo têm versões diferentes relativamente a um pedido das autoridades portuguesas relativamente à lista de clientes portugueses com conta aberta na filial suíça do HSBC.
O antigo ministro das Finanças de José Sócrates garante ao Diário Económico que deu instruções aos serviços do Ministério das Finanças, em 2010, para que a lista Lagarde fosse pedida às autoridades franceses. O diretor-geral da AT, à data, refere, porém, que “a lista não foi pedida” por este organismo.
"Foi pedido aos serviços que fosse solicitada a lista. Fiquei a aguardar e entretanto saí do Governo", afirmou Teixeira dos Santos ao Económico, garantindo não saber se o pedido ficou registado nas Finanças ou na administração fiscal. “Não sei os meios que foram utilizados pela AT", garante o antigo governante. Azevedo Pereira, por seu turno, garante ao Económico que "a lista não chegou a Portugal" e que "não foi pedida pela AT, nem fazia sentido face à forma como chegou ao conhecimento público a sua existência".
Recorde-se que, em 2010, Christine Lagarde, ainda no Governo Francês, enviou uma lista com nomes de clientes gregos da filial helvética do HSBC ao seu homólogo helénico. Porém, com reacender do caso este mês, na sequência da investigação SwissLeaks, o Executivo de Passos Coelho requisitou, na semana passada, a informação às autoridades francesas.

copiado  http://www.noticiasaominuto.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...