Monarquias do Golfo declaram Hezbollah libanês 'terrorista'

Monarquias do Golfo declaram Hezbollah libanês 'terrorista'



(1º mar) Militantes do Hezbollah na cidade libanesa de Kfour participam do funeral de um camarada morto em combate na Síria
As seis monarquias do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) declararam terrorista o movimento xiita libanês Hezbollah, anunciou nesta quarta-feira o secretário-geral desta organização regional.
Os Estados membros do CCG - Arábia Saudita Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã e Kuwait - tomaram esta decisão devido "ao prosseguimento das acusações hostis das milícias (do Hezbollah), que recrutam jovens (do Golfo) para cometer atos terroristas", acrescentou Abdelatif Zayani.
As monarquias costumam acusar o Hezbollah de ser a cabeça de ponte para o Irã xiita e de ingerência nos assuntos dos países árabes.
A tensão se cristalizou em torno da guerra na Síria, onde Irã e Hezbollah apoiam o regime do presidente Bashar al-Assad, combatido por uma rebelião apoiada pelas monarquias do Golfo.
"Os abusos da milícia do Hezbollah nos países do CCG e seus atos terroristas e de incitação em Síria, Iêmen e Iraque (...) constituem uma ameaça para a segurança nacional árabe", disse Zayani em seu comunicado.
Como consequência, acrescentou, "os países do CCG decidiram considerar a milícia (do Hezbollah) como uma organização terrorista".
"Serão tomadas medidas apropriadas para aplicar esta decisão, em conformidade com as regras da luta antiterrorista em vigor nos estados do CCG e com as leis internacionais", concluiu.
copiado  http://www.afp.com/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...