Forças iraquianas entram na frente oriental de Mossul

Forças iraquianas entram na frente oriental de Mossul

As forças iraquianas conseguiram entrar na frente oriental da cidade de Mossul, onde travam combates com o grupo Estado Islâmico (EI) no bairro de Kukyeli, anunciou hoje o chefe das forças antiterroristas iraquianas
Em declarações à agência de notícias espanhola Efe, o chefe das forças antiterroristas, Abdelgani al Asadi, adiantou que as suas tropas libertaram nas últimas horas uma parte de Kukyeli, considerado a porta de entrada para Mossul, e cercaram o bairro
Al Asadi estima que Kukyeli pode ser tomada hoje por completo aos 'jihadistas', mas ressalva que devido à dimensão das operações pode requerer "mais tempo".
As tropas iraquianas retomaram na sexta-feira o controlo de Bazauia, também na frente oriental, e avançaram para Kukyeli, situada a 900 metros da entrada de Mossul, segunda cidade do Iraque e bastião do Estado Islâmico.
Cerca de 200 moradores de Bazauia deixaram hoje o local e estão a ser transportados para campos de concentração, segundo a Efe.
Na sexta-feira à noite, o primeiro iraquiano, Haidar al Abadi, assegurou que o exército iraquiano está "muito perto" da cidade de Mossul e o Estado Islâmico só tem a opção de "render-se ou morrer."
Os combates um pouco por toda a cintura exterior de Mossul têm sido violentos e os combatentes do Estado Islâmico (os militares acreditam agora que estão entre 4.000 e 7.000 jihadistas entrincheirados na cidade, a maioria deles estrangeiros) têm retaliado contra as populações das aldeias vizinhas.
As Nações Unidas anunciaram ter recebido relatórios credíveis de que o EI executou mais de 250 pessoas na área de Mossul em apenas dois dias da semana passada, e deteve dezenas de milhares para usar como escudos humanos.
Por outro lado, os jihadistas têm atacado as forças iraquianas com carros-bomba conduzidos por suicidas. Também têm usado artilharia e morteiros pesados.
Os Estados Unidos estimam que a batalha de Mossul tem causado fortes baixas entre as forças do Estado Islâmico, com mais de 900 mortos na primeira semana e meia da operação.
copiado  http://www.dn.pt/mundo/interior/forcas-iraquianas-entram-na-frente-oriental-de-mossul-5474244.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...