Fez o Enem este ano? Saiba o que será levado em conta para avaliar a sua redação! Português
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Redação no Enem e em concursos
Texto:
por: Mariana do Carmo Pacheco
por: Mariana do Carmo Pacheco
Critérios de avaliação da redação do Enem
Entender os critérios de avaliação da redação do Enem é um dos principais degraus para a nota mil.
Entender os critérios de avaliação da redação do Enem é um passo importante para produzir um bom texto
Para quem quer conseguir um ótimo resultado no
Enem, se sair bem na redação é obrigatório. Muitos candidatos acham que a
melhor saída para se dar bem na prova é acertar o tema, ou seja, já ter
produzido uma redação do tema ali proposto, porém, não é essa a
principal ferramenta que permitirá a produção de um bom texto. Estar
preparado de verdade é ter condições e habilidades de produzir um texto
independentemente do tema proposto pela banca avaliadora.
Para produzir um bom texto, o aluno precisa, antes de tudo, entender quais são os mecanismos de avaliação
da instituição. Só assim ele saberá o que a banca espera que seja
produzido. Portanto, para elaborar uma boa redação, é crucial entender
os critérios de avaliação.
Uma boa comprovação disso na redação do Enem é: você
escreve um texto sem desvios gramaticais, apresenta e fundamenta um
ponto de vista e faz referência às várias áreas de conhecimento.
Aparentemente, está tudo certo para um texto dissertativo-argumentativo.
Entretanto, sua nota máxima seria 800. Você sabe por quê? Se você
tivesse analisado a chave de correção do Enem, já teria notado que é
obrigatório apresentar proposta de solução para os problemas discutidos
ao longo do texto, critério que varia entre 0 e 200 pontos.
Fica evidente, dessa forma, que ter conhecimento
sobre os critérios de avaliação da redação do Enem é, também, conteúdo a
ser estudado para a prova de redação.
A correção das redações do Enem é organizada em cinco competências:
A correção das redações do Enem é organizada em cinco competências:
Competência I – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
O uso da língua, tanto na fala quanto na escrita,
variará de acordo com as condições de produção: roda de amigos, sala de
aula, reunião de trabalho, entrevista de emprego, apresentação de
programa de TV etc. Essa adequação caberá ao falante, pois é ele que
determinará as possibilidades da língua que estarão mais adequadas
dentro de determinado contexto. Encontramos aqui, então, o problema mais
comum nas redações de jovens do ensino médio: adequação da linguagem. A
confusão entre a modalidade oral/informal e a modalidade formal.
Fala
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Escrita
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espontânea
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monitorada
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face a face
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interlocutor distante
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repetições, desvios, ausência de concordância
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controle das repetições, de concordância e da organização sintática
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A língua escrita tem uma desvantagem em relação à língua falada: ela não dispõe de recursos como expressões faciais, entonação, gestos, o que enriquece a língua oral. Por isso, ao escrever, precisamos responder às exigências da língua escrita, pois o nosso interlocutor está distante e precisamos garantir a compreensão.
Competência II – Compreender a proposta de
redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para
desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo em prosa.
Devemos ter em mente que assunto e tema são elementos diferentes quando estamos pensando na produção de um texto. O assunto é mais amplo, mais genérico e pode ser desdobrado em temas. O tema, dessa forma, é o recorte de um assunto.
Assunto
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Tema
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Cidadania
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Transporte público, mobilidade urbana, lixo etc.
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Publicidade e propaganda
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Publicidade infantil, propagandas de bebidas alcoólicas etc.
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Violência
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Violência contra a mulher, violência no trânsito, lei da palmada etc.
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Tendo isso em vista, o candidato precisa reconhecer, desde o início da leitura do tema e coletânea, qual foi o recorte temático proposto pela banca avaliadora. Só assim ele será capaz de desenvolver um texto dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão, atestando ter compreendido a proposta de redação em questão.
Competência III – Selecionar, relacionar,
organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em
defesa de um ponto de vista.
Organização é um aspecto que deve ser prioridade ao
produzir uma redação no Enem. Para que isso seja alcançado, é necessário
que as informações, opiniões e argumentos selecionados por você estejam
em sintonia, ou seja, aquilo que foi observado por você e mereceu lugar
em seu texto deve: relacionar-se com as outras ideias, estar nos
parágrafos adequados do texto e ter sido interpretado por você. Além
disso, tudo isso deve ser feito com um único propósito: defender um
ponto de vista.
Percebam que toda a organização do texto se dará pelo
ponto de vista. Logo, uma dica para que você produza uma redação que
apresente claramente um projeto de texto é: tenha sua opinião delineada
assim que você terminar a leitura dos textos motivadores.
Competência IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Para que um texto seja produzido de forma
satisfatória, é necessário que as ideias estejam articuladas. Sabe o que
isso significa na prática? A articulação de um texto pode ser
construída por meio de vários recursos, os quais são denominados de
“recursos coesivos”. Alguns dos exemplos mais comuns são os conectores:
Dúvida
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Talvez, provavelmente, possivelmente, porventura, é provável, se é que etc.
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Conclusão
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Portanto, em suma, por isso, logo, dessa forma, assim etc.
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Adição
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Além disso, (a)demais, outrossim, ainda mais, ainda por cima, por outro lado, também etc.
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Contraste, oposição
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Pelo
contrário, em contraste com, salvo, exceto, porém, menos, mas, contudo,
todavia, entretanto, no entanto, embora, apesar de, ainda que etc.
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Além desses conectivos textuais, as marcas de gênero, os pronomes pessoais e os tempos verbais funcionam também como elos coesivos. Cada um desses elementos são responsáveis por concatenar ideias, ligar aspectos do texto, ou seja, tornam possível a progressão textual.
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
A quinta competência, assim como já citado no início
do texto, é o critério que indica a obrigação da existência de ações que
possam solucionar os problemas discutidos ao longo do texto. Essas
intervenções precisam, antes de tudo, respeitar os direitos humanos, que
são diretrizes de elaboração de toda a prova do Exame Nacional do
Ensino Médio.
Ações governamentais, iniciativas privadas,
organizações sociais são áreas bastante exploradas pelos candidatos para
a elaboração de ações de intervenção
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