Tusk faz apelo para Eurocâmara não trair os britânicos pró-UEs
AFP / Frederick FlorinO presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, em debate no Parlamento de Estrasburgo dedicado ao Brexit, em 27 de março de 2019
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pediu nesta quarta-feira aos eurodeputados que permaneçam abertos a um adiamento longo do Brexit enquanto o Reino Unido reconsidera sua posição, com uma advertência contra a traição aos eleitores pró-UE.
"Deveríamos estar abertos a uma longa prorrogação se o Reino Unido deseja reconsiderar sua estratégia do Brexit, o que certamente significaria a participação do Reino Unido nas eleições para a Eurocâmara de 23 a 26 de maio", afirmou Tusk.
"Vocês não podem trair a maioria crescente (de britânicos) que deseja permanecer na UE", completou o ex-primeiro-ministro polonês aos eurodeputados reunidos em Estrasburgo.
Tusk, que informou os parlamentares sobre a reunião de governantes da UE na semana passada, disse que "vozes afirmavam que isto seria prejudicial ou inconveniente" para alguns eurodeputados, uma ideia que ele considera "inaceitável".
Durante a reunião de cúpula, a UE concordou em adiar a data de saída do Reino Unido do bloco para 22 de maio, caso o Parlamento britânico aprove esta semana o acordo de divórcio, ou para 12 de abril, em caso contrário.
As declarações foram feitas algumas horas antes dos deputados britânicos, que tomaram do governo o controle da agenda de debates, se pronunciarem sobre uma série de propostas alternativas ao acordo defendido pela primeira-ministra Theresa May.
copiado https://www.afp.com/pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário