Máquina de Bill Gates que transforma fezes em água potável instalada no Senegal


Alguma da água produzida pelo Omniprocessor está a ser usada para irrigação.

Máquina de Bill Gates que transforma fezes em água potável instalada no Senegal

Hoje
O multimilionário destaca que o mais importante não é a produção de água, mas o tratamento dos resíduos.


por DN.pt  
Alguma da água produzida pelo Omniprocessor está a ser usada para irrigação.
Alguma da água produzida pelo Omniprocessor está a ser usada para irrigação. Fotografia © Bill Gates
O multimilionário destaca que o mais importante não é a produção de água, mas o tratamento dos resíduos.
Bill Gates investiu numa máquina capaz de transformar fezes e outros desperdícios humanos em água potável, e esta está a ser testada em Dacar, no Senegal. Bill Gates conta, numa publicação no seu blogue, que a experiência está a ser bem sucedida e que a máquina, chamada Omniprocessor, poderá ser instalada noutras cidades em que o sistema de tratamento de resíduos seja insuficiente.

Em Dacar, cidade de 3,4 milhões de habitantes, um terço das pessoas não tem acesso ao sistema de tratamento de águas residuais, armazenando os seus resíduos em tanques sépticos. Com o Omniprocessor, os resíduos são recolhidos e transformados em água potável através de um processo que também gera energia eléctrica suficiente para se alimentar a si próprio. A água gerada está a ser usada para irrigar colheitas. A cinza que sobra no final do processo pode ser usada para fabricar tijolos e material de construção.
O Omniprocessor vai receber ainda algumas atualizações enquanto se encontra no Senegal. Um sistema de ímanes vai ser usado para recolher os dejetos para dentro da máquina, para que o processo não tenha que ser feito à mão, e vai deixar de ser necessário separar os resíduos sólidos dos líquidos. Gates destaca que, embora a água potável que resulta do processo de tratamento dos resíduos seja uma mais-valia, o objetivo principal do projeto Omniprocessor é melhorar as condições de tratamento de águas residuais nos países mais pobres.
Ainda em janeiro, Bill Gates divulgara um vídeo de si próprio a beber a água produzida pelo Omniprocessor, financiado pela sua fundação e produzido pela empresa do engenheiro Peter Janicki. "A água sabe tão bem como qualquer outra vinda de uma garrafa, e tendo estudado a engenharia que está por detrás, beberia satisfeito todos os dias", escreveu no seu blogue. Mais tarde, o magnata pregou uma partida ao apresentador televisivo Jimmy Fallon, ao obrigá-lo a beber da água produzida a partir de fezes no Omniprocessor.
 copiado  http://www.dn.pt/inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...