Os migrantes "Situação fora de controlo" na ilha grega de Kos. Mais de mil trancados em estádio artigo com uma galeria associadaRefugiados sírios chegam à Grécia Grécia: Eurogrupo reúne-se na sexta-feira para analisar terceiro resgate



Os migrantes foram presos no estádio pela polícia de choque.

"Situação fora de controlo" na ilha grega de Kos. Mais de mil migrantes trancados em estádio


Os migrantes e refugiados foram controlados com bastões, extintores e mesmo uma arma sónica.
  • Dirigente do Frontex diz que há dinheiro, mas faltam meios


    por DN.pt com Reuters  
    Os migrantes foram presos no estádio pela polícia de choque.
    Os migrantes foram presos no estádio pela polícia de choque. Fotografia © REUTERS/Alkis Konstantinidis
    Os migrantes e refugiados foram controlados com bastões, extintores e mesmo uma arma sónica.
    Mais de mil refugiados e migrantes que chegaram de barco à ilha grega de Kos foram trancados num estádio durante a noite. A polícia de choque usou uma arma sónica, bastões e extintores para manter a ordem no interior do recinto.
    Os migrantes que tinham chegado recentemente à ilha foram retirados de acampamentos improvisados noutros locais de Kos e colocados no estádio, onde deveriam esperar até serem registados. Mas de acordo com Julie Kourafa, porta-voz dos Médicos Sem Fronteiras que falou ao jornal Guardian, só havia três polícias presentes para efetuar esse registo, o que levou a tensões devido à lentidão do processo.
    Julie Kourafa disse ainda ao Guardian que os refugiados, que são na sua maioria sírios e afegãos, permaneceram presos dentro do estádio até esta manhã. Alguns desmaiaram devido ao calor e ao sol, e um teve um ataque epilético. De acordo com Kourafa, a quantidade de água e comida fornecida pelo governo grego era insuficiente. "É a primeira vez que vemos algo assim na Grécia, pessoas trancadas dentro de um estádio e controladas pela polícia de choque", disse a porta-voz da organização não-governamental.
    A Grécia tem tido dificuldade em responder às ondas de migrantes e refugiados que têm chegado às suas costas, tanto no continente como nas ilhas, ao longo deste ano, motivadas pela instabilidade no Médio Oriente. Acredita-se que desde o princípio do ano tenham chegado mais de 120 mil refugiados às costas gregas, em comparação com cerca de 30 mil que chegaram durante todo o ano de 2014.
    "A situação na ilha está fora de controlo", disse à televisão grega o presidente de Kos, Yorgos Krystsis, citado pela Reuters. "Há um verdadeiro perigo de situações impossíveis de controlar. Sangue vai ser derramado".

    Grécia: Eurogrupo reúne-se na sexta-feira para analisar terceiro resgate

    Grécia: Eurogrupo reúne-se na sexta-feira para analisar terceiro resgate

    Hoje
    "Eurogrupo extraordinário na sexta-feira, 14 de agosto, às 15:00, sobre a Grécia", anunciou porta-voz do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...