Página Jornalivre foi retirada do ar nesta quarta |
Além disso, 87 contas pessoais utilizadas por membros do grupo de extrema-direita também foram desativadas Além disso, 87 contas pessoais utilizadas por membros do grupo de extrema-direita também foram desativadas
Foto: Facebook/reprodução
Da redação
25/07/18 - 12h34
25/07/18 - 12h34
O Facebook desativou, nesta quarta-feira (25), 196 páginas e 87 contas pessoais utilizadas por membros do grupo de extrema-direita Movimento Brasil Livre (MBL) para a divulgação e propagação de notícias falsas. A iniciativa é uma das ações promovidas pela rede social para a mitigação de fake news que podem atrapalhar as eleições de outubro deste ano. A informação é da agência Reuters.
Em comunicado, o Facebook disse que tirou do ar “uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook e escondia a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”. O nome das páginas e dos perfis não foram divulgados.
Fontes sigilosas ouvidas pela reportagem da Reuters, entretanto, disseram que a rede de páginas e perfis eram administradas por importantes nomes da MBL. As páginas somavam mais de meio de milhões de seguidores e espalharam notícias falsas com abordagem conservadoras. De acordo com as fontes, Jornalivre Brasil e O Diário Nacional foram algumas das redes retiradas do ar.
Ainda segundo as fontes, os administradores das páginas produziam notícias falsas como se elas viessem de diferentes veículos de comunicação. O Facebook informou ainda que retirou a rede do ar no Brasil após uma “rigorosa investigação” das páginas e perfis que violavam a política de autenticidade.
O anúncio ocorre após o Facebook sofrer pressões para fortalecer o combate ao espalhamento de notícias falsas.copiado https://www.otempo.com.br/hotsites/elei%C3%A7%C3%B5es-2018/facebook-tira-196-p%C3%A1ginas-do-mbl-que-espalhava-not%C3%ADcias-falsas-1.2005090
cop
copiado
Nenhum comentário:
Postar um comentário