EUA elogiam acordo entre governo colombiano e Farc

  • 24/09/2015 - 22:20

    EUA elogiam acordo entre governo colombiano e Farc



    O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, em Washington, DC, no dia 3 de setembro de 2015
    O governo dos Estados Unidos se sente "encorajado" pelo progresso nas negociações de paz em Cuba entre o governo da Colômbia e as Farc, declarou nesta quinta-feira a Casa Branca.
    "Esperamos que as negociações sejam concluídas com sucesso, e que sejam a base para uma paz duradoura após mais de 50 anos de conflito armado", disse em um comunicado o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, referindo-se aos entendimentos anunciados na quarta-feira em Havana.
    Earnest afirmou que Washington, que nomeou um enviado especial para as negociações em Havana, continuará a "apoiar a Colômbia para acabar com este conflito e promover a prosperidade em todo o país".
    O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o líder das FARC, Timoleon Jimenez, "Timoshenko", se comprometeram na quarta-feira a firmar em seis meses um acordo que termine a guerra interna de meio século, ao acordar a criação de uma "jurisdição especial para a paz", superando o principal obstáculo no processo de paz iniciado em 2012.
    "Parabenizamos o presidente Santos e sua equipe pelo compromisso profundo com a paz", disse Earnest.
    O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, também saudou nesta quinta o anúncio e considerou que as partes haviam dado um "grande passo" em direção à paz.
    O acordo histórico sobre a justiça envolve a criação de um tribunal especial e julgamentos e sentenças de prisão para autores de crimes contra a humanidade, tomada de reféns, execuções extrajudiciais e violência sexual, mas anistia para crimes políticos.
    Almagro também incentivou as delegações a "continuar a trabalhar na busca de consenso, como foi anunciado".
    O conflito colombiano deixou 220.000 mortos e seis milhões deslocados, segundo dados oficiais.
      copiado  http://www.afp.com/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...