Raúl Castro denuncia na ONU embargo norte-americano a Cuba

  • 26/09/2015 - 18:40

    Raúl Castro denuncia na ONU embargo norte-americano a Cuba



    O presidente cubano, Raúl Castro, fala durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em 26 de setembro de 2015, em Nova York
    O presidente cubano, Raúl Castro, pediu neste sábado diante da Organização das Nações Unidas o fim do embargo norte-americano a Cuba ao considerar que essa política é "o principal obstáculo para o desenvolvimento econômico" de seu país.
    O líder cubano disse que o restabelecimento este ano das relações diplomáticas entre os dois países "constitui um importante avanço", mas lembrou que "o embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba ainda continua há mais de meio século", e que 188 países da ONU "pedem o fim" desta política.
    O bloqueio adotado por Washington afeta "outras nações por seu alcance extraterritorial, e continua prejudicando os interesses dos cidadãos e empresas norte-americanos", disse Castro.
    "Cuba cumpriu os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e ofereceu sua cooperação a outros países em desenvolvimento em vários setores, o que continuaremos fazendo na medida de nossas possibilidades".
    A agenda da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável que ocorre na sede da ONU, em Nova York, contemplava neste sábado a participação do vice-presidente de Cuba, Miguel Díaz Canel, mas a presidência dos trabalhos surpreendeu a todos quando pediu que Castro fizesse seu discurso.
    Trata-se da primeira participação de Raúl Castro na ONU como chefe de estado cubano. O líder deverá falar novamente nesta segunda-feira na Assembleia Geral da ONU, no mesmo dia do presidente norte-americano, Barack Obama.
    Na semana passada, o chanceler cubano Bruno Rodríguez disse que o governo de Havana não descartava qualquer tipo de "interação" entre Obama e Castro caso ambos dirigentes se encontrem na ONU.
    copiado  http://www.afp.com/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...