MPF reabre inquérito que apura uso de dinheiro da União em obras de mobilidade de Natal Ministério Público Federal resolveu voltar às investigações depois que o asfalto cedeu e abriu uma cratera na Avenida Prudente de Morais, na Zona Sul da capital Asfalto cede e abre cratera em avenida na Zona Sul de Natal Caso aconteceu na manhã deste domingo (6) na avenida Prudente de Morais, ao lado da Arena das Dunas. Segundo a STTU, túnel da avenida Capitão Mor Gouveia, que passa por baixo da via, não corre risco de desabamento..


Por G1 RN
Trecho foi aterrado, após asfalto da avenida Prudente de Morais, na Zona Sul de Natal, ceder  (Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi) Trecho foi aterrado, após asfalto da avenida Prudente de Morais, na Zona Sul de Natal, ceder  (Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi)

MPF reabre inquérito que apura uso de dinheiro da União em obras de mobilidade de Natal

Ministério Público Federal resolveu voltar às investigações depois que o asfalto cedeu e abriu uma cratera na Avenida Prudente de Morais, na Zona Sul da capital.

Trecho foi aterrado, após asfalto da avenida Prudente de Morais, na Zona Sul de Natal, ceder (Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi)




O Ministério Público Federal (MPF) reabriu o inquérito que apura o uso de verbas federais para obras de mobilidade em Natal. O MPF informou nesta segunda-feira (7), através de nota, que vai acionar a Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura de Natal (Semov), a Polícia Federal e o Corpo de Bombeiros para saber o motivo da abertura de uma cratera no asfalto da Avenida Prudente de Morais, na Zona Sul da capital potiguar, na madrugada desse domingo (6).
O problema resultou no fechamento de parte da via e ocorreu bem próximo Arena das Dunas e ao túnel da Avenida Capitão-Mor Gouveia. De acordo com o MPF, o trecho fez parte das obras beneficiadas com recursos federais para a Copa de 2014.
O inquérito que investiga a destinação de R$ 10 milhões desses recursos para “recapeamento asfáltico e mobilidade urbana” em Natal, no período prévio à Copa, foi reaberto a pedido do procurador da República Kleber Martins. Ele já determinou que a Prefeitura do Natal - através do titular da Semov, Tomaz Pereira de Araújo Neto - seja oficiada para fornecer todos os detalhes da obra, como os dados da empresa que executou e o valor; bem como informe quais as providências que já foram e as que ainda serão adotadas pelo município, inclusive para averiguar o motivo do desabamento.
Já à Polícia Federal, o MPF informou que vai requisitar uma perícia de engenharia para avaliar os possíveis motivos da abertura da cratera. Essa perícia, de acordo com a solicitação do procurador, deverá comparar o trabalho realmente executado no local com os projetos previstos quando da realização da obra.
Além disso, o Ministério Público Federal vai pedir ao Corpo de Bombeiros, que também seja realize uma perícia de engenharia no trecho que desabou, verificando,“do ponto de vista da defesa civil”, se há risco de novos desabamentos ou de ampliação do já ocorrido. Em caso positivo, a orientação é para que a área seja devidamente interditada.

Asfalto cede e abre cratera em avenida na Zona Sul de Natal

Caso aconteceu na manhã deste domingo (6) na avenida Prudente de Morais, ao lado da Arena das Dunas. Segundo a STTU, túnel da avenida Capitão Mor Gouveia, que passa por baixo da via, não corre risco de desabamento.

Por G1 RN
Trecho foi aterrado, após asfalto da avenida Prudente de Morais, na Zona Sul de Natal, ceder  (Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi) Trecho foi aterrado, após asfalto da avenida Prudente de Morais, na Zona Sul de Natal, ceder  (Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi)
Trecho foi aterrado, após asfalto da avenida Prudente de Morais, na Zona Sul de Natal, ceder (Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi)


 
O asfalto cedeu sobre um túnel de drenagem e formou uma cratera na avenida Prudente de Morais, na Zona Sul de Natal. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (6), por volta das 6h, quando chovia na cidade.
No trecho, a Prefeitura vem realizando uma obra de drenagem, ao longo dos últimos dias.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana da capital potiguar, duas das três faixas da avenida foram interditadas no sentido do Centro à Zona Sul da cidade. Ainda conforme a secretaria, o túnel da Avenida Capitão Mor Gouveia, que passa por baixo do trecho afetado não corre risco de desabamento e está funcionando normalmente.
O diretor de Fiscalização de Transporte da STTU, Rogério Leite, afirmou que a formação da cratera era "algo previsto" e se trata de uma acomodação do solo, ou recalque, que acontece quando o material sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sobre o qual está fundado.
"Está sendo feita uma obra de drenagem aqui. Ao lado já existia outras tubulações, então é algo que estava previsto, que poderia acontecer", disse.
A obra é realizada pela Secretaria de Obras do município. À Inter TV Cabugi, o secretário Tomaz Neto declarou que o recalque do asfalto acontecesse, por causa de uma escavação relacionada à drenagem da região, que acontece a nove metros de profundidade.
Secretário de Obras de Natal, Tomaz Neto, explica abertura de cratera na avenida Prudente de Morais (Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi) Secretário de Obras de Natal, Tomaz Neto, explica abertura de cratera na avenida Prudente de Morais (Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi)
Secretário de Obras de Natal, Tomaz Neto, explica abertura de cratera na avenida Prudente de Morais (Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi)

"Isso já vinha acontecendo desde o início da obra, por causa da retirada de sedimentos no subsolo. Do outro lado da avenida aconteceu, nós viemos e recuperamos o trecho", explicou. Ainda segundo ele, o asfalto não apenas cedeu, como abriu uma cratera dessa vez, por causa do volume das chuvas.
Tomaz Neto também reforçou que não há qualquer risco de desabamento dos túneis viários.
O trecho em que o buraco se abriu foi aterrado durante a manhã e a previsão da Prefeitura é que o asfaltamento e a sinalização sejam feitos nesta segunda-feira (7).
Apenas uma faixa ficou liberada do sentido Centro - Zona Sul da avenida Prudente de Morais, em Natal, após asfalto ceder  (Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi) Apenas uma faixa ficou liberada do sentido Centro - Zona Sul da avenida Prudente de Morais, em Natal, após asfalto ceder  (Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi)
Apenas uma faixa ficou liberada do sentido Centro - Zona Sul da avenida Prudente de Morais, em Natal, após asfalto ceder (Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi)

copiado  https://g1.globo.com/rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...