Irã entrega à AIEA amostras de instalação militar sob suspeita

  • 21/09/2015 - 14:00

    Irã entrega à AIEA amostras de instalação militar sob suspeita



    (Arquivo) O diretor geral da AIEA, Yukiya Amano
    O Irã entregou à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) amostras retiradas por seus próprios especialistas da instalação militar de Parchin, sob suspeita, informou uma fonte do programa nuclear iraniano citada pela agência oficial Irna.
    A comunidade internacional suspeita que a unidade, que fica ao leste de Teerã, abrigou testes de explosões convencionais aplicáveis ao âmbito nuclear, o que o governo iraniano nega.
    O diretor da AIEA, Yukia Amano, fez uma visita ao local no domingo.
    "Na semana passada, especialistas iranianos retiraram mostras em vários locais precisos de Parchin, sem a presença dos inspetores da AIEA, respeitando as regras e as normas correspondentes", declarou Behrouz Kamalvandi, porta-voz da Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA).
    "As mostras foram entregues aos especialistas da AIEA", afirmou o porta-voz.
    Yukia Amano esteve em Parchin, onde "visitou determinadas áreas sobre as quais existiam informações falsas", afirmou Kamalvandi no domingo.
    Recentemente, a imprensa americana noticiou obras suspeitas em Parchin.
    O porta-voz da OIEA respondeu que era a "reforma de uma estrada danificada por uma inundação".
    O Irã negava o acesso da AIEA a Parchin, alegando que era uma base militar e que em 2005 a agência da ONU já havia realizado inspeções sem encontrar nada.
    Amano fez no domingo uma visita de um dia a Teerã para obter "esclarecimentos" sobre alguns aspectos do programa nuclear do Irã.
        copiado  http://www.afp.com/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...