Trump ataca a política comercial e militar da China no Twitter Afirmações surgem depois de uma polémica sobre uma conversa telefónica que Trump manteve com o líder de Taiwan

 Mais

No Mundo

Afirmações surgem depois de uma polémica sobre uma conversa telefónica que Trump manteve com o líder de Taiwan

Trump ataca a política comercial e militar da China no Twitter

Afirmações surgem depois de uma polémica sobre uma conversa telefónica que Trump manteve com o líder de Taiwan
O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou este domingo a política comercial e militar da China através do Twitter, criticando os impostos cobrados aos produtos norte-americanos e a colocação de forças no Mar do Sul da China.
"A China perguntou-nos se era bom desvalorizar a sua moeda (prejudicando a competitividade das nossas empresas), taxar fortemente os nossos produtos que entram no seu país (os Estados Unidos não os taxam) ou construir um enorme complexo militar no meio do Mar do Sul da China? Não me parece!", disse o futuro Presidente norte-americano, em duas publicações na rede social Twitter.




Desconhece-se o que motivou estas afirmações, que surgem depois de uma polémica sobre uma conversa telefónica que Trump manteve com o líder de Taiwan, uma ilha com governo próprio que Pequim considera parte do território chinês.
O republicano aceitou, na sexta-feira, falar ao telefone com a Presidente de Taiwan, ao arrepio da tradição diplomática norte-americana dos últimos 40 anos, e provocando uma reação indignada das autoridades chinesas.
A conversa telefónica não foi "nada mais" que uma conversa de cortesia para felicitar o Presidente eleito, afirmou hoje o futuro vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence.
Mas a chamada da Presidente Tsai Ing-wen e o facto de o Presidente a ter aceitado, algo que nunca tinha ocorrido desde 1979, provocou a indignação da China.
No sábado, Pequim reiterou fortemente que, na sua opinião, "há apenas uma China, e Taiwan é uma parte inalienável do território chinês".
 copiado  http://www.dn.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...