Copa do Mundo repete histórico de 64 anos e terá seleção europeia na final Com vitória da Inglaterra sobre a Colômbia, somente Brasil e Uruguai não são europeus nas quartas M. DAMATO Nas oitavas de final, só Brasil venceu sem drama Após eliminação da Argentina, Maradona torcia pela Colômbia 'O mundo inteiro sabe que merecíamos ganhar', diz colombiana Shakira 'Esta é uma grande noite para a Inglaterra', diz artilheiro da Copa Artilheiro da Copa-2014 vive noite de torcedor e deixa a Rússia frustrado Veja confrontos, dias, horários e locais das quartas


Com vitória da Inglaterra sobre a Colômbia, somente Brasil e Uruguai não são europeus nas quartas

Copa do Mundo repete histórico de 64 anos e terá europeu na final

Croácia, Rússia, Inglaterra e Suécia duelam por uma das vagas na decisão






Raphael Hernandes
SÃO PAULO
Com a classificação da Inglaterra para as quartas de final, após a vitória sobre a Colômbia nesta terça-feira (3), fica definido que pelo menos uma das seleções a disputar a final do Mundial será europeia.
Esse tem sido o padrão desde 1954. Na Copa de 1950, última vez que nenhum europeu chegou à final, a partida foi disputada entre Brasil e Uruguai.
Um dos lados da chave das quartas de final desta Copa é disputado apenas por equipes europeias e, necessariamente, uma delas deve chegar à final. São elas: Croácia, Rússia, Inglaterra e Suécia.
Ainda há a chance de uma final exclusivamente europeia, a depender de Brasil e de Uruguai, os únicos sul-americanos nas quartas. As equipes enfrentam, respectivamente, Bélgica e França.
Nos torneios realizados desde 1998, quando foi adotado o atual formato da competição (com 32 clubes), duas finais viram apenas equipes da Europa: 2006 e 2010.
No Mundial da Rússia, as seleções europeias tiveram um índice de permanência semelhante ao de outros Mundiais realizados no continente desde 1998.
Foram 14 equipes europeias na fase de grupos —44,75% do total. Ficaram 10 nas oitavas, 62,5%, e 6 nas quartas, 75%.
Os números são idênticos aos de 2006, na Copa realizada na Alemanha. Para 1998, na França, a única diferença é que eram 15 europeus entre os 32 da fase de grupos —46,9%.
Percentualmente, as seleções da América do Sul tiveram desempenho parecido com o das europeias, mas, como começam em menor número na competição, acabam com uma parcela menor das vagas no mata-mata.
Das 5 equipes que começaram no mundial, 2 permanecem (40%, ante 42,8% de permanência europeia). Com isso, sul-americanos têm duas das oito vagas das quartas, ou 25%.









África
5
América do Norte/Central
3
América do Sul
5
Ásia
4
Europa
15
Oceania
0


África
1
América do Norte/Central
1
América do Sul
4
Ásia
0
Europa
10
Oceania
copiado https://www1.folha.uol.com.br/esporte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...