Artista será julgada por tirar a roupa na entrada do santuário de Lourdes Moradores bloqueiam pontos estratégicos em província iraquiana rica em petróleo

Moradores bloqueiam pontos estratégicos em província iraquiana rica em petróleo

AFP / Haidar MOHAMMED ALIConfrontos entre manifestantes e as forças de segurança em 31 de agosto de 2018 em Basra, sul do Iraque
Centenas de manifestantes bloquearam neste domingo vários pontos estratégicos em Basra, província do Iraque rica em petróleo e que é o berço de um movimento de revolta social.
Dezenas de manifestantes impedem a passagem na estrada que vai até o poço de petróleo de Ben Omar, que produz mais de 40.000 barris por dia.
O Iraque assinou recentemente um protocolo de acordo com a empresa americana Orion Gas Processors para a extração e tratamento do gás e petróleo nesta unidade, pela qual também estão interessadas outras empresas, como a americana Exxon ou grupos chineses.
Dezenas de manifestantes também bloquearam outras estradas. Na zona leste cortaram uma rodovia que é caminho para poços de petróleo e ao posto de fronteira de Chalamcha, perto do Irã. Na zona oeste bloquearam a estrada que leva a Bagdá, com pneus queimados.
Muitos habitantes do Iraque, especialmente na província de Basra, consideram que o lucro obtido com a venda do petróleo não é dividido de forma justa e denunciam os elevados níveis de desemprego em uma região na qual as empresas petrolíferas empregam sobretudo estrangeiros.
No início de julho, Basra foi cenário de uma onda de protestos para exigir serviços públicos de melhor qualidade.
Há três semanas, a província de Basra também é afetada por uma grave crise de saúde e 20.000 pessoas foram internadas depois de beber água contaminada.

Artista será julgada por tirar a roupa na entrada do santuário de Lourdes

AFP/Arquivos / Pascal Pavani(Arquivo) O Santuário de Lourdes anunciou em comunicado que havia denunciado a mulher
A artista franco-luxemburguesa Déborah de Robertis, 34, terá que prestar contas à Justiça francesa em maio, por ter tirado a roupa na entrada da gruta de Lourdes, onde apareceu a Virgem Maria segundo a religião católica, anunciaram fontes judiciais neste domingo.
"As pessoas que estavam no local avisaram à polícia, que a colocou em prisão provisória por algumas horas", informou à AFP o procurador de Tarbes, Pierre Aurignac, segundo o qual a jovem reivindicou a importância artística de sua ação.
A artista terá que comparecer a uma audiência em 19 de maio, para ser julgada por exibição sexual, informou Aurignac.
O Santuário de Lourdes anunciou em comunicado que havia denunciado a mulher, que se apresentou "completamente nua na gruta".
"Condenamos este ato de exibicionismo, que chocou os fiéis que estavam na gruta naquele momento", publicou o santuário, citando "um ato premeditado, ligado a uma ação supostamente artística".
"Lamentamos tamanho desprezo pela consciência religiosa e liberdade de culto", assinalou o local.
Segundo o site do semanário francês "Journal du Dimanche", que divulgou o caso, a artista feminista tirou a roupa no santuário e se posicionou com as mãos juntas e a cabeça coberta por um véu azul diante da gruta.
Em outubro passado, a jovem já havia sido convocada por um tribunal de Paris por exibição sexual, após realizar uma ação semelhante no Museu do Louvre, perto do quadro da "Mona Lisa".
Em fevereiro, foi declarada não culpada de outras duas atuações: em 2014 e 2016, foi convocada pela Justiça por dois nus no Museu d'Orsay, em Paris, diante dos quadros "A Origem do Mundo", de Gustave Courbet, e "Olympia", de Edouard Manet.

copy https://www.afp.com/fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...