Enviado por Daniela Kresch -
24.12.2011
|06h43m
Turismo em alta na Terra Santa: Belém em imagens
O turismo na Terra Santa está em crescimento, tanto na Palestina quanto em Israel. Os palestinos esperam mais de 120 mil turistas só neste dezembro e, os israelenses, o dobro.
No mês passado, a entrada de visitantes bateu recorde no Estado Judeu. Foram 316 mil, 2% a mais do que em novembro de 2010 e recorde sem precedentes para o penúltimo mês do ano. Desde o começo do ano, 3,1 milhões de turistas desembarcaram no Aeroporto de Tel Aviv. Dois terços dos visitantes podem ser definidos como peregrinos ou fiéis cristãos, que também visitaram, pelo menos por algumas horas, lugares sagrados em cidades dos territórios palestinos, como Belém e Jericó.
Apesar do impasse nas negociações de paz entre israelenses e palestinos, o setor turístico dos dois lados – principalmente a iniciativa privada – vem cooperando sem problemas.
A ministra do Turismo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Kholoud Daibes, comemora o crescimento de 12% na estadia dos turistas em hotéis locais. Mas reclama que só 10% da receita do turismo na Terra Santa é embolsada pelos palestinos, já que a grande maioria dos turistas ainda prefere dormir em hotéis e se divertir em restaurantes e bares do lado israelense. Isso apesar de os preços na Cisjordânia serem mais em conta. Uma noite num hotel de duas ou três estrelas na parte ocidental de Jerusalém não sai por menos de US$ 100. Em Belém, pode sair por US$ 60 ou, no caso de grupos, até por US$ 30.
A ministra também está animada com o aumento de turistas de países como Índia, da Indonésia e Brasil – além dos tradicionais Rússia, Polônia e Itália.
-- O Brasil é um mercado que está crescendo. Quremos investir mais por lá. Cada ano há mais turistas brasileiros na Palestina e há uma solidariedade incrível com a nossa causa – disse a ministra ao GLOBO. – Já participei de pelo menos duas feiras de turismo no Brasil e espero voltar outras vezes – completou.
Abaixo, vídeos feitos em Belém, na Cisjordânia, às vésperas do Natal de 2011. Do famoso Muro da Cisjordânia – que rodeia a cidade – à Igreja da Natividade e a Praça da Manjedoura – pontos bíblicos ligados ao nascimento de Jesus Cristo.
A ministra do Turismo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Kholoud Daibes, comemora o crescimento de 12% na estadia dos turistas em hotéis locais. Mas reclama que só 10% da receita do turismo na Terra Santa é embolsada pelos palestinos, já que a grande maioria dos turistas ainda prefere dormir em hotéis e se divertir em restaurantes e bares do lado israelense. Isso apesar de os preços na Cisjordânia serem mais em conta. Uma noite num hotel de duas ou três estrelas na parte ocidental de Jerusalém não sai por menos de US$ 100. Em Belém, pode sair por US$ 60 ou, no caso de grupos, até por US$ 30.
A ministra também está animada com o aumento de turistas de países como Índia, da Indonésia e Brasil – além dos tradicionais Rússia, Polônia e Itália.
-- O Brasil é um mercado que está crescendo. Quremos investir mais por lá. Cada ano há mais turistas brasileiros na Palestina e há uma solidariedade incrível com a nossa causa – disse a ministra ao GLOBO. – Já participei de pelo menos duas feiras de turismo no Brasil e espero voltar outras vezes – completou.
Abaixo, vídeos feitos em Belém, na Cisjordânia, às vésperas do Natal de 2011. Do famoso Muro da Cisjordânia – que rodeia a cidade – à Igreja da Natividade e a Praça da Manjedoura – pontos bíblicos ligados ao nascimento de Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário